domingo, 29 de abril de 2012

Livro Escola Básica na Virada do Século

Olá Pessoal,

      Estou postando essa música do Rapper Gabriel  "O Pensador", na qual está escrito no livro Escola Básica na virada do século organizado por Marisa Vorraber Costa  retratada em seu capítulo "A educação escolar na virada do século", escrito por Regina Leite Garcia, referindo-se a importância dessa música nos dias atuais, onde podemos destacar  aspectos com uma repercussão entre educadores dentro de um contexto sobre a educação.
      A música tem como idéia principal ressaltar a situação do sistema educacional do nosso país, nos levando à refletir  sobre o método tradicional de ensino, na qual os alunos estão inseridos, onde eles estão somente memorizando conteúdos sem se apropriar deles, com uma única preocupação de conseguir uma boa nota e a recompensa de seus pais.
     Nesse mesmo capítulo, cita sobre o neoliberalismo em que vivemos  no Brasil, sob influência total da mídia e  na linguagem cotidiana ocasionando mudanças em todos os contextos, o social,  o cultural e o político. Comenta de como a sociedade está internalizando os valores morais sendo resumido em uma única frase "vale tudo para se dar bem". Gostaria de destacar um trecho da autora em que menciona  sobre os tempos atuais e os ideais que o neoliberalismo retrata nos dias de hoje "Os grandes grupos nacionais e transnacionais educam o povo, homogeneízam e docilizam as mentes e endurecem os corações para a adesão às ideias e interesses neoliberais".
      Gostaria de finalizar  ressaltando que cabe a nossa sociedade recuperar vínculos coletivos, respeito e solidariedade em prol de melhorias de uma nova concepção de vida.


Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=l540Ho2qSAk acesso no dia 29/04/2012.
Sheila Lopes.

sábado, 28 de abril de 2012


"Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda." 
(Paulo Freire)

Aluna: Kethêry C Franco - Pedagogia/noite 2º sem.


sábado, 21 de abril de 2012

A educação brasileira a partir de 64

O presente trabalho foi feito por mim, Giselle Cardoso e pela aluna Carolina Paludo para disciplina de História da Educação II.
Espero que seja útil para as colegas e para nossos leitores.















quarta-feira, 18 de abril de 2012

Trânsito: Uma maneira mais dinâmica e motivadora para levar as salas de aula.

Bom dia Meninas!
Como a Professora Maria Inês pediu, aqui estou para publicar algo, que o foco maior é claro que crianças, pois todas sabemos que a Pedagogia é essencial para o desenvolvimento dos mesmos.
Como o meu trabalho é relacionado ao trânsito, venho aqui compartilhar com vocês, que a equipe onde trabalho se preocupa a levar aos professores (multiplicadores) uma maneira ampla e objetiva de ensinar o trânsito na sala de aula. O trânsito é um assunto que sempre onde quer que nós iremos, ele estará presente, tanto como pedestres, como condutores.
Atualmente estou fazendo um curso em EAD, muito interessante, a turma comporta 40 alunos, sendo eles graduados, pós graduados e mestres, ou até mesmo com magistério (como eu). O curso auxilia  nós alunos a enxergar o trânsito de uma maneira diferente, de uma maneira mais dinâmica para se trabalhar dentro da sala de aula. Eu estou na 4° semana do curso e estou adorando, esta sendo um benfício ao meu curriculo profissional. Lembrando que o curso tem duração de 4 meses e a instituição fornece certificado. Acredito eu que novas turmas irão começar e espero que todas possam participar e agragar este assunto tão importante para a sociedade dentro da sala de aula.

Deixo então aqui o site, para que conheçam a organização CRIANÇA SEGURA.




para salientar, que esqueci de dizer, o curso é gratuito.



Atenciosamente
Rayssa Mathos - Aluna de Pedagogia do 2° semestre (Turno Noite)

terça-feira, 17 de abril de 2012

evento


CENTRO DE PESQUISA E ORIENTAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA / CPOP


PLANO DO CURSO: LEITURAS, REFLEXÕES / OFICINAS

Diálogo necessário entre: Desejo e Inteligência & Saber e Conhecer



PÚBLICO ALVO : Destina-se a profissionais e estudantes das áreas da Saúde, Educação, Gestão de Recursos Humanos e, ainda, pessoas interessadas com experiência junto a grupos de diferentes comunidades.

OBJETIVO: O objetivo do curso é preparar os participantes das áreas da Saúde, Educação e de Gestão de Recursos Humanos interessados na Promoção do Desenvolvimento Sociocultural e Saúde Mental.



HORÁRIOS
:

Sábados das 9:30 às 13:30 horas (Seis Encontros)



INÍCIO
:

28 de abril e TÉRMINO: 09 de junho de 2012



LOCAL
:

Rua João Abott, 194. Bairro Petrópolis / Porto Alegre /RS




CUSTOS:

Inscrição R$ 110,00 mais 03 parcelas de R$ 110,00 mediante depósito bancário no

BANRISUL Agência 0041, Conta Corrente Nº 08. 151358.0-1 ou junto à Coordenação do Curso* INFORMAÇÕES: 33 31 87 26 ou



PROGRAMA
e DOCENTES


28/04/202: SAÚDE, EDUCAÇÃO e GESTÃO/RH: Realidade & Perspectivas


Rogério Amoretti – Médico e Psicanalista; Membro da CORPORE - Associação de Psicanálise e Psicossomática; Especialista em Administração Hospitalar e de Serviços de Saúde; Membro do Corpo Técnico de Conselheiros do CPOP; ranna@terra.com

05/05/2012: HISTÓRICO da PESQUISA / CONCLUSÕES e BENEFÍCIOS


Vanda Spieker de Oliveira – Psicóloga, Psicoterapeuta, Psicopedagoga; Diretora Técnica do Centro de Pesquisa e Orientação Psicopedagógica / CPOP; Especialista em Pesquisa das Ciências Sociais/Educação e Mestre em Educação PUCRS, Professora Universitária. spiekervanda@gmail.com



19/05/2012: Ciclos da vida e DESAFIOS DA CONTEMPORANEIDADE

Gabriela Pacheco Psicóloga; Psicoterapeuta; Pós Graduada em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo IEPP - Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia, Psicóloga do Trânsito. gabi_spacheco@hotmail.com

26/05/2012: Diferenças entre PREVENÇÃO E TERAPIA – Estudos de Casos


Daniela Comassetto Felix Psicopedagoga Clínica e Institucional; Área de Suporte Pedagógico - Fundação Projeto Pecar; Especialista em Gestão da Educação PUCRS e Mestre em Educação PUCRS; danicfelix@hotmail.com e Vanda Spieker de Oliveira


02/06/2012: Funções & Papéis Desejo e Inteligência & Saber e Conhecer



Daniel Carneiro Castilhos

Psicopedagogo Clínico e Institucional, Especialista em Educação Especial e Processos Inclusivos / UFRGS; Mestre em Educação / PUCRS, Professor Universitário. castilhos_pp@hotmail.com e Vanda Spieker de Oliveira


09/06/2012: PROGRAMAS DE PREVENÇÃO Mudanças Necessárias

Rogéria Ferrari Psicóloga Clínica; Psicoterapeuta; Pós Graduada em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo Grupo de Atendimento e Estudos Psicanalíticos –GAEPSI; Membro do Comitê de Adolescência da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul; Psicóloga do Trânsito. rogeriaferrari@hotmail.com


As OFICINAS a cada encontro serão dinamizadas através de VIVENCIAS sobre as temáticas abordadas por: Vanda Spieker, Daniela C. Felix e Daniel C. Castilhos




METODOLOGIA
:

O preparo dos participantes acontece através da integração das atividades de LEITURAS, REFLEXÕES e OFICINAS. O referencial teórico/prático, os Estudos de Casos (Experiências e Pesquisa sobre Grupos), com respectivos debates e oficinas, constituem a rede de importantes módulos para o domínio de conhecimentos do "fazer preventivo", próprio das atividades grupais previstas para atendimento a diferentes clientelas que vivenciam situações tais como:

  • pressão por questão: orgânica, emocional, social, escolar e/ou laboral;
  • fases do desenvolvimento que predispõem a dificuldades para resolução de problemas existenciais
  • causa ambiental/climática; marginalização sociocultural; outras




AVALIAÇÃO:

O aluno será avaliado em processo contínuo quanto a questões de:




      • colaboração com o crescimento e amadurecimento dos participantes e do grupo como um TODO;
      • postura cooperativa frente aos conteúdos e propostas colocadas pelos docentes e/ou colegas, visando à aquisição de conhecimentos práticos e teóricos;
      • possibilidades de compreensão das vivências e de assimilação/acomodação dos conhecimentos em construção;
      • cumprimento de tarefas solicitadas pelos docentes e percentual de presença.





      CERTIFICADO:

      O Certificado será emitido aos alunos com no mínimo 85% de presença em atividades previstas.



      *

      Todo aluno que também doar duas latas de Leite em Pó destinadas à CASA DO MENINO JESUS DE PRAGA, no primeiro encontro do Curso na sede do CPOP, concorre a Bolsa Totalmente Gratuita.




      CASA DO MENINO JESUS DE PRAGA


      Rua Nelson Zang, 285 - Intercap - Porto Alegre - Rio Grande do Sul - CEP: 91530-350 –

      Fone:(51) 3315-0011



      sábado, 14 de abril de 2012

      Dia Nacional da Literatura Infantil

      No dia 18 de Abril comemora-se o Dia Nacional da Literatura Infantil . Então futuras pedagogas que já trabalham na Educação Infantil , vamos comemorar este dia com muita leitura para nossas crianças .

      Patrícia Cortez Karkow

      quarta-feira, 4 de abril de 2012

      “Universidades e escolas: um novo olhar para a saúde infantil”

      Saúde infantil orienta o evento que acontece no dia 14 de abril, no Salão de Ato da UFRGS, em Porto Alegre, com entrada franca. O seminário “Universidades e escolas: um novo olhar para a saúde infantil” reunirá diversos especialistas e será aberto com uma conferência de Dom Mauro Morelli. Bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias (RJ), o convidado foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e fundador do Instituto Harpia Harpyia – Agência de Defesa e Promoção do Direito à Alimentação e Nutrição. O reitor da UFRGS, professor Carlos Alexandre Netto, estará presente na ocasião.


      A experiência da alimentação escolar no município de Porto Alegre está entre os temas abordados durante o encontro. Aleitamento materno e alimentação complementar do lactente, consumo de açúcar e consumismo na infância, prevenção de doenças crônicas causadas pela ingestão de alimentos pelas crianças também foram pautados. O seminário está sendo organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão da UFCSPA. Entre os apoiadores da iniciativa estão Ministério Público, TV Futura, SINPRO e SINDICRECHES.

      A atividade é gratuita, com inscrições pelo e-mail direcao@sinprors.org.br ou pelo telefone (51) 4009-2990, até 09 de abril. Após esta data, apenas no dia do evento, no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 - Campus Centro). Os interessados podem requerer certificados da UFRGS. Mais informações no programa do seminário, que pode ser baixado neste link, ou pelo e-mail prevencaoinfacia-prorext@ufrgs.br.



      Sobre o Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas

      “Há 40 anos trabalho como Nefrologista Pediátrica. Não recordo de ter identificado, antes dos anos 90, um único caso de pressão alta em criança que não estivesse relacionada a algum problema grave como doença nos rins, nas artérias renais, na aorta ou a tumores raros. Na última década, mais crianças passaram a sofrer de hipertensão arterial, uma doença crônica, isto é, que se arrasta por toda a vida e que necessita de medicação continuada. Os principais fatores que podem causar a pressão alta mais comum são a combinação de obesidade e ingestão de quantidades excessivas de sal na alimentação”, explica Noemia Perli Goldraich, professora-associada Faculdade de Medicina da UFRGS e uma das coordenadoras do Núcleo, que realizou recentemente a oficina “Criança e consumo: os donos do cardápio infantil”, no Fórum Social Mundial Temático 2012.

      Multidisciplinar e interinstitucional, o grupo trabalha na divulgação de conhecimentos científicos mais recentes na prevenção (que deve ser iniciada ainda na infância), atuando ao lado de pais, crianças, jornalistas, publicitários, formadores de opinião, professoras e gestores da área de educação e saúde na elaboração e monitoração das estratégias para implantação deste conceito mais atual de saúde nas escolas e na mídia. A ideia é servir como elemento integrador-moderador entre a equipe de saúde, a escola e a comunidade nestas ações, estabelecendo-se como centro formador e capacitador de profissionais. Alunos de graduação e pós-graduação da UFRGS, portanto, estão sendo envolvidos nas ações.