sábado, 26 de novembro de 2011

Psicologia (FREUD, PIAGET, VYGOTSKY E WALLON)

Coloco aqui bem resumidamente as aulas de psicologia.

FREUD

FREUD   -Sonhos
               - Associações
               - Atos falhos

FREUD – PSICANÁLISE – MÉTODO INVESTIGATIVO – BUSCAR O SIGNIFICADO OCULTO
O sonho é uma manifestação do inconsciente.
LAKAN (discípulo de FREUD), dizia que as relações humanas era AMÓDIO (amor e ódio).
FREUD: Foi o primeiro feminista da história do mundo.

PIAGET

Início da construção do conhecimento.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA – Parte que estuda o desenvolvimento e construção do desenvolvimento.
GENÉTICA: Início
EPISTEMOLOGIA: Estudo
ESTÁGIO: Conceito mais famoso - o desenvolvimento da inteligência não é linear mais é um movimento que se dá por saltos, rupturas – a inteligência muda de qualidade, a sequência de inteligência passa.
Três estágios:
1) SENSÓRIO-MOTOR: (0 à 24 meses, aproximadamente)
2) PRÉ-OPERATÓRIO: (2 à 7 anos, aproximadamente)
3) OPERATÓRIO: (7 anos em diante)
3) OPERATÓRIO: (7 anos em diante) - OPERATÓRIO CONCRETO: (7 à 11 ou 12 anos)
                                                             -  OPERATÓRIO FORMAL: (12 anos em diante)

A criança precisa entender o meio para chegar no fim, isso é CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA.

VYGOTSKY

A aprendizagem se dá por toda a vida.
O ser humano passa a vida inteira numa dialética e contínua espiral.
Para VYGOTSKY o professor é o mediador, ele tem que pontuar, avaliar aquilo que a criança não sabe.
Estimular a pessoa que tem problema cerebral, a importância do meio para a estimulação.
(Contribui para o sujeito se desenvolver)
"A PARTIR DO OUTRO QUE O HOMEM SE CONSTRÓI".

Níveis de desenvolvimento:
1º Nível de desenvolvimento REAL – níveis das funções mentais.
2º Nível de desenvolvimento POTENCIAL – ajuda dos outros

O olhar é a primeira ferramenta que a criança (ser), precisa do outro.

WALLON

AFETO = CONTÁGIO: Nos contagiamos com o sentimento do outro, seja amor, raiva, etc.
História da criança: Cada criança tem uma história peculiar e única. E é isso que a escola tem que articular junto com as demandas atuais e as perspectivas de futuro.
Para Wallon as manifestações das emoções nos contagiam, o meio das pessoas é o primeiro a contagiar a criança.
Emoção e Inteligência:
*A inteligência se constitui da fusão do emocional no início da vida humana com o desenvolvimento da linguagem.
*A inteligência discursiva – representa a realidade sem a criança está ligada diretamente a esta realidade.
*A inteligência se apoio no ato motor.


Lilian Medeiros Soares

Um comentário: