quarta-feira, 3 de outubro de 2012

RESENHA DO LIVRO DOCUMENTOS DE IDENTIDADE: Uma introdução as teorias do currículo.

A obra “Documentos de Identidade- Uma introdução às teorias do currículo”, pertencente ao autor Tomaz Tadeu da Silva, foi publicada em 2002, pela editora Autêntica, e tem por objetivo realizar um apanhamento geral das teorias de currículo, bem como refletir a respeito de cada uma delas perpassando a história do desenvolvimento da educação ao longo dos séculos.


Analisa-se a contribuição e as interferências que as teorias de currículo causaram dependendo do contexto histórico onde eram aplicadas e são até hoje. Embora viessem a contemplar os desafios de uma época, sabe-se que ainda nos tempos atuais teorias antigas continuam a ser pano de fundo na educação de muitos lugares. Bom? Ruim? É possível posicionar-se após a leitura completa do livro em questão, que por sua vez, dividi-se em quatro grandes capítulos, que tem por finalidade a organização dos debates, diferenciando teorias tradicionais, das críticas, e das pós-críticas. Ainda analisa a situação atual e o que se viveu após as teorias críticas e pós-críticas.
Já na introdução, que é contemplada no primeiro capítulo, nota-se que as teorias de currículo são apresentadas como uma forma de invenção do próprio currículo, e a afirmação sugerida é que se venha a falar não em teoria mas em discursos, uma vez que este significa tudo aquilo que é escrito com a finalidade de comunicar algo.

Dois autores são apresentados como protagonistas de alguns discursos sobre currículo, e o primeiro deles, Taylor, é citado como sendo a inspiração para a conceitualização de currículo encontrada em Bobbit. Para Bobbit, currículo é visto como “processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosa e rigorosamente especificados e medidos.” Na verdade Bobbit tratou de descobrir o currículo vigente e descrevê-lo, e não significa que o tenha criado a partir de um nada. A grande questão é que o currículo até então era tradicional e com as definições de Bobbit, continuou sendo com mais força, pois agora possuía suporte teórico e “supostas asserções sobre a realidade acabam funcionando como se fosse asserções sobre como a realidade deveria ser.”

As teorias tradicionais aceitavam as coisas como estavam, e os conhecimentos concentram-se nas questões técnicas, no preparo do indivíduo para a sociedade, e não o via como agente transformador de nada, mas como sujeito de trabalho, mecanicamente parte do sistema de massas geradoras de produtos. O conhecimento qualificaria o trabalho e só. Supostamente, os estudos sobre currículo deram origem as teorias tradicionais, como são conhecidas.

Sendo que as análises de Bobbit eram sedutoras para uma época, pois vinham com promessas de tornar o currículo mais científico, já agora, no segundo capítulo do livro resenhado, surge uma passagem das teorias tradicionais para as críticas, que como nominalmente já traduzem, tinham por claro objetivo criticar e derrubar o currículo tradicional, oferecendo uma nova visão do currículo ideal, transformador de uma realidade. Novo nome é lembrado aqui: Dewey, que não via a educação tanto como preparação para a vida, e sim como um “local de vivência e prática direta dos princípios democráticos”. E outros autores surgem, para criticar as idéias tradicionais vigentes e incutir novas reflexões: Paulo Freire, Louis Althusser, Pierre Bourdieu e Jean-Claude Passeron, Baudelot e Establet, Basil Bernstein, Michael Young, Samuel Bowles e Herbert Gintis, William Pinar e Madeleine Grumet, Michael Apple, entre outros, que também serão apresentados ao decorrer da presente resenha.

As teorias críticas apontavam a escola como transmissora de ideologias através das disciplinas, e dizia ser as ideologias constituídas por crenças que auxiliam o indivíduo a aceitar as coisas como estão, e que por isso, deviam ser derrubadas, dando espaço para debates mais reflexivos a cerca da sociedade e da função real do indivíduo na mesma. É a atitude fenomenológica entrando em cena, para que uma constante análise e avaliação sobre os processos aplicados em sala de aula, não fiquem distantes dos objetivos esperados concretamente em nível de modificação social e estrutural.

Para cada um dos autores citados anteriormente haverá um enfoque novo a ser trabalhado a partir de uma visão crítica de teoria de currículo. Citam-se no livro, em subcapítulos especiais, alguns nomes que de modo mais específico marcaram tais processos de transição do tradicional ao crítico. Assim a crítica neomarxista de Michael Apple criticará as culturas dominantes em relação aos dominados, entendendo currículo como uma forma sutil de estabelecer vínculos entre dominadores e dominados de modo que os segundos sejam oprimidos sem que se dêem conta disso. É uma relação de poder sutil e avassaladora, que gira em torno do poder econômico, e está intimamente relacionada ao nível de classe social que se ocupa socialmente. Para Henry Giroux, o currículo é visto como uma política cultural, e tem relação com a importância de se trazer a cultura para a sala de aula, a fim de devolver à sociedade uma cultura transformada, a partir de reflexão e debate. Para tanto, Giroux defende a idéia dos professores serem intelectuais transformadores da realidade.

Paulo Freire estabelecerá a relação de currículo como uma relação entre opressores e oprimidos, e sugere a quebra deste paradigma, pensando uma educação de qualidade para todos, sem a dementização de disciplinas tradicionais, mas repleta de significação. A educação torna-se política e transformadora, em Paulo Freire. E Michael Young pode ser citado aqui como pioneiro de uma crítica parecida, porém ocorrente na Inglaterra, onde junto a Bourdieu e Bernstein publicava ensaios sobre a função de um currículo baseado nas questões sociológicas, e que devia ser repensado com visão crítica da realidade social. Para estes, a preocupação era “com o processamento de pessoas, e não o processamento do conhecimento.” Ressalta-se ainda aqui, que de todos os pensadores sobre teorias críticas de currículo, na linha de Young, o único empirista era Nell Keddie, que traz a idéia de que “o conhecimento prévio que os professores têm dos alunos, determina a forma como eles irão tratá-los”. Chama de “teorias de rotulação”.

Basil Bernstein torna suas teorias mais complexas e sofisticadas, convidando à uma análise de currículo que revele seus códigos e reprodução cultural. Não usa o termo currículo, por justamente ocupar-se da palavra código, como sendo substituta do primeiro termo, sendo sua teoria uma forma sociológica de ver o currículo, pois está preocupado com as relações estruturais que o constituem. Bernstein quer saber como se dá a estruturalização do código. Usará a análise identificando os currículos de coleção, que são separados por disciplina, e o currículo integrado, que contempla a interdisciplinaridade.

Ainda no segundo capítulo da obra de SILVA, que aqui vem a ser resenhada, encontra-se Bowles e Gintis “descobrindo o currículo oculto”, ou seja, sabe-se que Philip Jackson, em 1968, teria usado a expressão currículo oculto para falar das objetivações existentes por detrás de um currículo, que não eram visíveis primeiramente pelos indivíduos sujeitos da educação, mas agora os dois autores críticos trarão a tona a reflexão de que os objetivos do currículo oculto tornaram-se tão gritantes que não mais podem ser chamados de oculto, no momento em que estão declarados pela sociedade moderna que escancara assumidamente sua posição capitalista.

Inicia-se neste ponto o terceiro capítulo do livro Documentos de Identidade, relatando as experiências pós-críticas de currículo, que surgem como aprofundamento das críticas, mas querem contemplar as novas questões emergentes da sociedade. Inicia-se uma nova hera, onde a diferença e a identidade estão claras, e um currículo multiculturalista deve aparecer para abranger os resultados de uma sociedade que quer se libertar e se tornar mais humanista. As relações de poder estão escancaradas, e não há mais camuflagem dos debates sobre. A pedagogia feminista, as relações de gênero, são assuntos que serão contemplados pelas teorias pós-críticas de currículo.

Fala-se agora de um currículo como narrativa étnica e racial, que contemple a identidade cultural e biológica do indivíduo, para que este venha a encontrar espaço para a própria construção histórica. Para tanto o currículo deveria evitar os estereótipos e modelos, a fim de dar lugar a novas visões contemporâneas estruturais de currículo, mas flexível e livre. Ainda sobre este aspecto e ponto de vista, pode-se perceber a teoria queer, que traz ao debate a relação homossexual, pedindo que esta não mais seja excluída como anormal e diferente. Quer se oferecer espaço para o respeito as diferenças, e que estas sejam contempladas de modo coerente a realidade de cada indivíduo.

O pós modernismo ajudará a organizar todas as correntes pós- críticas e oferecerá espaço para uma futura crítica do pós-estruturalismo do currículo, para que este venha a deixar de ser um componente que apenas analise a linguagem e os processos de aquisição do saber, para passar para um pós-modernismo, que abranja o todo das interações sociais.As relações de poder estarão ligadas não tanto as questões financeiras, ainda que estas continuem vigentes, mas pode mais agora quem SABE MAIS. O saber encontra espaço e terreno nos debates modernos.

Após uma narrativa pós-colonialista, que tenta libertar o indivíduo de seu passado colonial, gerador de processos como datas comemorativas, entre outros, encontra-se os estudos culturais de currículo que se solidificará em Raymond Williams, em Richard Hoggart e em Thompson, por serem autores que defendem o idéia de uma análise social profunda, que não exclua os processos de reflexão anteriores, mas parta de uma perspectiva mais aberta a mudanças, de acordo com as urgentes necessidades sociais, a fim de que o currículo seja instrumento favorável as modificações sociais, e seja modificado a partir delas, quando houver necessidade. Defendem o preparo do professor e a formação contínua, para que estes dêem-se conta de seus papéis sociais, no momento em que a própria cultura é um jogo de poder e todo conhecimento é um objeto. Para esta visão, a pedagogia tem o dever de revelar o saber, que já está lá no indivíduo.

Por fim, o último capítulo do livro resenhado, e que fará fechamento as teorias de currículo até então apresentadas, traz a tona a atual definição de currículo: uma questão de saber, poder e identidade, que tornará o indivíduo mais autônomo no momento em que souber de seus próprios processos vivenciados e o fará mais consciente de todo contexto social, para que o possa transformar não de modo utópico, mas concreto e pessoal, confirmando a idéia de que um currículo é capaz de formar não só um profissional, mas um indivíduo, um cidadão, um ser, e que, portanto, currículo é...DOCUMENTO DE IDENTIDADE.

Certamente o livro de Tomaz Tadeu da Silva vem a favorecer um modo de compreender as modificações das teorias curriculares, ampliando os debates a partir de uma sólida fundamentação teórica, que objetiva nova visão sobre a assimilação do currículo como algo em processo constante de mudança, e não um mero papel distante de toda realidade. Uma vez que o objetivo da obra era de fato fazer refletir sobre os processos que norteiam as críticas e pós-críticas constantes ainda em tempos atuais, pode-se dizer que com sucesso se alcançou a potencialidade de oferecer conhecimento a cerca do entendimento do currículo como algo que formou e forma gerações, de modo declarado ou não, e ainda assim é certo ver que toda obra, embora um tanto complexa lingüisticamente para quem nada saiba sobre teorias de currículo, possibilita a posterior solidez necessária para posteriores aquisições de saberes sobre currículo.



9 comentários:

  1. Ótima resenha do livro! Ficou muito bem explicado, e de fácil entendimento.

    FERNANDA ASSIS DE SOUZA

    ResponderExcluir
  2. Muito bom estão todos de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito,ótima resenha, obrigada e parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Excelente, seu trabalho ficou ótimo. Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  5. Excelente resenha, muito esclarecedor, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!
    Essa resenha me ajudou muito.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  7. perfeita explicação!
    obrigada por compartilhar, ajudou demais!

    ResponderExcluir
  8. Esta resenha foi escrita por mim! Por favor dê o crédito ou retire da plataforma. Me chamo Viviane Flores Dilkin. Apropriação indevida é ilegal!

    ResponderExcluir