quarta-feira, 4 de abril de 2012

“Universidades e escolas: um novo olhar para a saúde infantil”

Saúde infantil orienta o evento que acontece no dia 14 de abril, no Salão de Ato da UFRGS, em Porto Alegre, com entrada franca. O seminário “Universidades e escolas: um novo olhar para a saúde infantil” reunirá diversos especialistas e será aberto com uma conferência de Dom Mauro Morelli. Bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias (RJ), o convidado foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da ONU, presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) e fundador do Instituto Harpia Harpyia – Agência de Defesa e Promoção do Direito à Alimentação e Nutrição. O reitor da UFRGS, professor Carlos Alexandre Netto, estará presente na ocasião.


A experiência da alimentação escolar no município de Porto Alegre está entre os temas abordados durante o encontro. Aleitamento materno e alimentação complementar do lactente, consumo de açúcar e consumismo na infância, prevenção de doenças crônicas causadas pela ingestão de alimentos pelas crianças também foram pautados. O seminário está sendo organizado pelo Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, juntamente com a Pró-Reitoria de Extensão da UFCSPA. Entre os apoiadores da iniciativa estão Ministério Público, TV Futura, SINPRO e SINDICRECHES.

A atividade é gratuita, com inscrições pelo e-mail direcao@sinprors.org.br ou pelo telefone (51) 4009-2990, até 09 de abril. Após esta data, apenas no dia do evento, no Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 - Campus Centro). Os interessados podem requerer certificados da UFRGS. Mais informações no programa do seminário, que pode ser baixado neste link, ou pelo e-mail prevencaoinfacia-prorext@ufrgs.br.



Sobre o Núcleo Interdisciplinar de Prevenção de Doenças Crônicas

“Há 40 anos trabalho como Nefrologista Pediátrica. Não recordo de ter identificado, antes dos anos 90, um único caso de pressão alta em criança que não estivesse relacionada a algum problema grave como doença nos rins, nas artérias renais, na aorta ou a tumores raros. Na última década, mais crianças passaram a sofrer de hipertensão arterial, uma doença crônica, isto é, que se arrasta por toda a vida e que necessita de medicação continuada. Os principais fatores que podem causar a pressão alta mais comum são a combinação de obesidade e ingestão de quantidades excessivas de sal na alimentação”, explica Noemia Perli Goldraich, professora-associada Faculdade de Medicina da UFRGS e uma das coordenadoras do Núcleo, que realizou recentemente a oficina “Criança e consumo: os donos do cardápio infantil”, no Fórum Social Mundial Temático 2012.

Multidisciplinar e interinstitucional, o grupo trabalha na divulgação de conhecimentos científicos mais recentes na prevenção (que deve ser iniciada ainda na infância), atuando ao lado de pais, crianças, jornalistas, publicitários, formadores de opinião, professoras e gestores da área de educação e saúde na elaboração e monitoração das estratégias para implantação deste conceito mais atual de saúde nas escolas e na mídia. A ideia é servir como elemento integrador-moderador entre a equipe de saúde, a escola e a comunidade nestas ações, estabelecendo-se como centro formador e capacitador de profissionais. Alunos de graduação e pós-graduação da UFRGS, portanto, estão sendo envolvidos nas ações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário