sexta-feira, 1 de julho de 2011

PLANEJAMENTO DE AULA/UNIDADE COM AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Faculdades integradas São Judas Tadeu – Curso de Pedagogia – 2º Semestre
Disciplina: Planejamento Educacional     Docente: Tanise Müller   Data: 30.06.2011
Discente: Fabiana Machado dos Santos e Joana Pedroso Menegon
 
PLANEJAMENTO DE AULA/UNIDADE COM AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

TÍTULO DA AULA/UNIDADE: Planetas – O Estudo do Sistema Solar.
OBJETIVO(S) DA AULA/UNIDADE: que o aluno seja capaz de desenvolver as oito inteligências múltiplas através de diferentes atividades relacionadas ao Sistema Solar.
RESULTADO(S) PREVISTO(S) PARA O(S) ALUNO(S): que o aluno seja capaz de aprender sobre o Sistema Solar, através de diferentes atividades.
RECURSOS OU MATERIAL DA AULA: sucata, materiais de colorir, tesoura, cola, imagens dos planetas e exposição de cartazes sobre o Sistema Solar.
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM:
·      -   LINGÜÍSTICAS: coletar dados sobre o Sistema Solar; produção de um portfólio coletivo com todos os dados coletados e atividades realizadas (produção textual, composição musical, etc.) pela turma durante o projeto, abrangendo todas as áreas do conhecimento;
·       -  VISUOESPACIAL: visita da turma ao planetário; criação coletiva de uma nave espacial, que diariamente visitará a casa dos alunos;
- ·         MUSICAIS: criar uma canção a partir das vivências da turma em relação ao projeto;
·         - INTRAPESSOAL: decoração da nave espacial junto à família (recados, adesivos, pintura, desenhos. etc.);
·         - LÓGICO-MATEMÁTICAS: trabalhar com histórias matemáticas; noções de geometria (definição de figuras geométricas); trabalhar os dias dos meses a partir do estudo da Lua;
· - CORPORAL-CINESTÉSICA: confecção de instrumentos musicais relacionando-os com as figuras geométricas e com os planetas; apresentação da canção utilizando os instrumentos confeccionados;
·         - INTERPESSOAIS: criação de um texto coletivo a partir da visita ao planetário;
·         NATURALISTAS: estudo sobre o planeta Terra, tendo como enfoque o efeito estufa e outras questões ambientais relevantes para a turma.
 SEQÜÊNCIA DA AULA/UNIDADE: 1. Lingüísticas, 2. Visuoespacial, 3.Interpessoais, 4. Lingüísticas, 5. Lógico-matemática, 6. Visuoespacial, 7. Intrapessoal, 8. Corporal-cinéstica, 9. Musicais, 10. Corporal-cinéstica.
 PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO: o projeto será considerado satisfatório se o aluno participar com interesse nas atividades propostas, demonstrando compreensão a respeito do tema.

Um comentário: