domingo, 29 de abril de 2012

Livro Escola Básica na Virada do Século

Olá Pessoal,

      Estou postando essa música do Rapper Gabriel  "O Pensador", na qual está escrito no livro Escola Básica na virada do século organizado por Marisa Vorraber Costa  retratada em seu capítulo "A educação escolar na virada do século", escrito por Regina Leite Garcia, referindo-se a importância dessa música nos dias atuais, onde podemos destacar  aspectos com uma repercussão entre educadores dentro de um contexto sobre a educação.
      A música tem como idéia principal ressaltar a situação do sistema educacional do nosso país, nos levando à refletir  sobre o método tradicional de ensino, na qual os alunos estão inseridos, onde eles estão somente memorizando conteúdos sem se apropriar deles, com uma única preocupação de conseguir uma boa nota e a recompensa de seus pais.
     Nesse mesmo capítulo, cita sobre o neoliberalismo em que vivemos  no Brasil, sob influência total da mídia e  na linguagem cotidiana ocasionando mudanças em todos os contextos, o social,  o cultural e o político. Comenta de como a sociedade está internalizando os valores morais sendo resumido em uma única frase "vale tudo para se dar bem". Gostaria de destacar um trecho da autora em que menciona  sobre os tempos atuais e os ideais que o neoliberalismo retrata nos dias de hoje "Os grandes grupos nacionais e transnacionais educam o povo, homogeneízam e docilizam as mentes e endurecem os corações para a adesão às ideias e interesses neoliberais".
      Gostaria de finalizar  ressaltando que cabe a nossa sociedade recuperar vínculos coletivos, respeito e solidariedade em prol de melhorias de uma nova concepção de vida.


Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=l540Ho2qSAk acesso no dia 29/04/2012.
Sheila Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário