sexta-feira, 28 de junho de 2013

Resultado da Pesquisa de Campo sobre Currículo da Educação Básica, realizada pela Turma de Teoria do Currículo 2013/01. 

Relação de alunas: Andressa Brand, Cristiele Vedoi, Daniela K. Pacheco, Denise P.C Porto, Elizabete Regina Kieling, Jacqueline Da Silva Fontana, Luana Waldow, Luciane F. Caldas, Naira T.O da Rosa, Nara Adriana Groff, Patricia de Fraga, Raquel de Oliveira Cruz, Solange Silva da Silva, Sônia Cruza da Silveira e Viviane Alves Oliveira. 



1.    O que você entende por Currículo Escolar?Justifique.

A -  Organização sistemática e planejada de conteúdos.
B - Programa de disciplinas.
C - Refere-se à vida e a todo o programa da escola.
D - Deve ser construído a partir da realidade do educando e dos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos da comunidade local.
E - Outra resposta





2.    No desenvolvimento de suas atividades com os alunos você leva em consideração as situações cotidianas vivenciadas por eles como suporte metodológico para uma melhor fundamentação teórica dos conteúdos trabalhados em classe? Como você faz isso?

A - Sim. Partindo daquilo que os alunos já sabem, dos conhecimentos e experiências já disponíveis.
B - Sim. É necessário que o aluno relacione o conteúdo com sua realidade.
C - Sim. Faz parte do processo ensino-aprendizagem levar em consideração as situações vivenciadas pelos alunos, já que todos são diferentes.
D - Não faz parte do processo




3.    Durante o planejamento do projeto pedagógico escolar, a instituição faz um estudo da realidade social, política, econômica e religiosa da comunidade onde se localiza? Quais os critérios utilizados para isso?

A - Sim. Através do dialogo e da abertura à comunidade.
B - A instituição conhece sua clientela em todos os aspectos. Por isso, dispensa esse tipo de estudo.
C - Através de sondagem que revele o comportamento sociocultural da comunidade.
D - É necessário realizar tal estudo levando em consideração a realidade da comunidade.
E - Não conheço e nem tenho acesso ao projeto pedagógico


4.    De que forma a escola trabalha a avaliação do currículo escolar?

A - Através de aspectos quantitativos e qualitativos aplicados por meio de testes, atividades práticas e observações.
B - Através de jogos, trabalho em grupo, brincadeiras, pesquisas.
C- Avaliando todo o contexto escolar em todos os aspectos.

  


5.    Você enquanto educador (a) tem consciência da importância de se trabalhar com as experiências de vida de seus alunos como um fator determinante na formação do caráter e da personalidade deles? O que você pensa disso?

A - Sim. Essas experiências de vida são formadoras da bagagem cultural do aluno.
B - Sim. Porém, a formação do caráter e da personalidade é determinada muito mais no ambiente familiar.
C -  Sim. Isso significa compromisso com a educação.
D - Não tenho consciência disto.




6.    Os temas transversais (sexo, drogas, violência, educação ambiental e outros), propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, são explorados em suas aulas? De que forma?

A - Sim. Introduzindo-os dentro do currículo oficial.
B - Sim. Através de projetos.
C - Através de textos, fatos históricos do cotidiano e daqueles vividos pela comunidade local.
D - Não trabalho com temas transversais




7.    Os princípios pedagógicos da interdisciplinaridade, da contextualização, da identidade, da diversidade e da autonomia são desenvolvidos em suas aulas? Como?


A - Sim. De forma integrada, compromissada e atual.
B - Sim. Através do envolvimento das disciplinas entre si e da contextualização dos conteúdos.
C - Sim. A partir de dinâmicas de interação.
D - Não trabalho desta forma

*Colaboração da postagem feito pela aluna Luana Waldow e participação de Raquel de Oliveira Cruz e Denise Pereira Carvalho Porto na construção dos gráficos demonstrativos da pesquisa.

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