Resultado da Pesquisa de Campo sobre Currículo da Educação Básica, realizada pela Turma de Teoria do Currículo 2013/01.
Relação de alunas: Andressa Brand, Cristiele Vedoi, Daniela K. Pacheco, Denise P.C Porto, Elizabete Regina Kieling, Jacqueline Da Silva Fontana, Luana Waldow, Luciane F. Caldas, Naira T.O da Rosa, Nara Adriana Groff, Patricia de Fraga, Raquel de Oliveira Cruz, Solange Silva da Silva, Sônia Cruza da Silveira e Viviane Alves Oliveira.
1.
O
que você entende por Currículo Escolar?Justifique.
A - Organização sistemática e planejada de
conteúdos.
B - Programa
de disciplinas.
C - Refere-se
à vida e a todo o programa da escola.
D - Deve ser
construído a partir da realidade do educando e dos aspectos sociais, culturais,
políticos e econômicos da comunidade local.
E - Outra
resposta
2.
No
desenvolvimento de suas atividades com os alunos você leva em consideração as
situações cotidianas vivenciadas por eles como suporte metodológico para uma
melhor fundamentação teórica dos conteúdos trabalhados em classe? Como você faz
isso?
A - Sim.
Partindo daquilo que os alunos já sabem, dos conhecimentos e experiências já
disponíveis.
B - Sim. É
necessário que o aluno relacione o conteúdo com sua realidade.
C - Sim. Faz
parte do processo ensino-aprendizagem levar em consideração as situações
vivenciadas pelos alunos, já que todos são diferentes.
D - Não faz
parte do processo
3.
Durante
o planejamento do projeto pedagógico escolar, a instituição faz um estudo da
realidade social, política, econômica e religiosa da comunidade onde se
localiza? Quais os critérios utilizados para isso?
A - Sim.
Através do dialogo e da abertura à comunidade.
B - A
instituição conhece sua clientela em todos os aspectos. Por isso, dispensa esse
tipo de estudo.
C - Através
de sondagem que revele o comportamento sociocultural da comunidade.
D - É
necessário realizar tal estudo levando em consideração a realidade da
comunidade.
E - Não
conheço e nem tenho acesso ao projeto pedagógico
4.
De
que forma a escola trabalha a avaliação do currículo escolar?
A - Através
de aspectos quantitativos e qualitativos aplicados por meio de testes,
atividades práticas e observações.
B - Através
de jogos, trabalho em grupo, brincadeiras, pesquisas.
C- Avaliando
todo o contexto escolar em todos os aspectos.
5.
Você
enquanto educador (a) tem consciência da importância de se trabalhar com as
experiências de vida de seus alunos como um fator determinante na formação do
caráter e da personalidade deles? O que você pensa disso?
A - Sim.
Essas experiências de vida são formadoras da bagagem cultural do aluno.
B - Sim.
Porém, a formação do caráter e da personalidade é determinada muito mais no
ambiente familiar.
C - Sim. Isso significa compromisso com a
educação.
D - Não tenho
consciência disto.
6.
Os
temas transversais (sexo, drogas, violência, educação ambiental e outros),
propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, são explorados em suas
aulas? De que forma?
A - Sim. Introduzindo-os
dentro do currículo oficial.
B - Sim.
Através de projetos.
C - Através
de textos, fatos históricos do cotidiano e daqueles vividos pela comunidade
local.
D - Não
trabalho com temas transversais
7.
Os
princípios pedagógicos da interdisciplinaridade, da contextualização, da
identidade, da diversidade e da autonomia são desenvolvidos em suas aulas?
Como?
A - Sim. De
forma integrada, compromissada e atual.
B - Sim.
Através do envolvimento das disciplinas entre si e da contextualização dos conteúdos.
C - Sim. A
partir de dinâmicas de interação.
D - Não
trabalho desta forma
Nenhum comentário:
Postar um comentário