segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Politicas Educacionais I

Programa Ética e Cidadania - Construindo Valores na Escola e na Sociedade.

É dever também da escola ensinar e agir  nos princípios da democracia, da ética, da responsabilidade social.
.A partir deste ponto de partida criaram o Ética e Cidadania, onde  é a própria escola, pois ela é o retrato e a recorrência da sociedade, cada escola reproduz a sociedade que a criou, cada escola é resultado da sociedade que ela própria ajudou a constituir.
Este programa é o reflexo desses compromissos no qual se espera reafirmar as práticas pedagógicas que conduzam à convivência social, da solidariedade humana  e a  inclusão social.
E o criado para isso, será os Fóruns Escolares de Ética e de Cidadania, a serem construídos conforme a realidade de cada escola e sua comunidade, com representação e participação a mais ampla possível, de todos os: estudantes, profissionais da educação, dirigentes, pais, lideranças comunitárias, associações e assembléias de pais ou de bairros, colegiados, conselhos tutelares.
Aos professores, estudantes e demais profissionais de cada escola serão encaminhados textos específicos, documentos e livros a serem utilizados em Atividades escolares e cursos visando à formação de equipes, estimulando a realização de projetos e ações a serem desenvolvidas na escola.
 Conclusão:
Em meu haver cabe aos dirigentes da educação em todo País, cabe às escolas e aos seus profissionais assumirem o papel de protagonistas nesse processo, certos de que, cada mudança por menor que seje, terá efeito.
Ele tem como ideal a construção de uma escola melhor para todos, capaz de contribuir para o desenvolvimento do nosso país e de fornecer saberes que nos facilitem o caminho na busca do bem-estar social. E a participação dos educadores nesse processo de construção de valores e de uma nova sociedade será, fruto do desejo de ensinar e de preparar as novas gerações para o mundo moderno do prazer de transmitir conhecimentos, do amor à arte de educar e a fé num futuro cada vez melhor.

Luana Waldow

Nenhum comentário:

Postar um comentário