segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Educação pública alemã


A partir da Reforma Protestante feita por Lutero, a Alemanha passou a dar atenção a educação elementar. Porém a derrota por Napoleão no começo do século XIX prejudicou a organização escolar alemã.
O ministro da Prússia, Wilhelm von Humbold reformou o ensino alemão, integrou os graus de ensino, almejando uma escola unificada acessível a todos.
A escola elementar sofreu influencias do suíço-alemão Pestalozzi, buscando métodos para uma organização do trabalho manual e intelectual, enquanto a secundária permanecia humanista e erudita.
Além das escolas de formação geral, havia escolas profissionais  destinadas a preparar o cidadão para os afazeres das oficinas, do comercio, da agricultura.
 Desde a unificação em 1870 inúmeras e efetivas reformas no ensino foram realizadas, resultando um ensino secundário alemão eficiente rigoroso e disciplinado com baixo nível de analfabetismo e invejável posição de progresso técnico e administrativo.

Quem foi Pestalozzi?




Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em 1746 em Zurique, na Suíça.Sempre se interessou pela educação elementar, sobretudo das crianças pobres. Pestalozzi fundou uma pequena escola para algumas crianças pobres, órfãos, onde tentou reeducá-los através de trabalhos de tecelagem. Alguns anos depois, a escola faliu e Pestalozzi passou a explorar suas idéias em livros, entre eles o romance Leonardo e Gertrudes e Gertrudes instrui seus filhos.
A criança, na concepção de Pestalozzi, era um ser puro, bom em sua essência e possuidor de uma natureza divina que deveria ser cultivada e descoberta para atingir a plenitude. O pensador suíço costumava comparar o ofício do professor ao do jardineiro, que devia providenciar as melhores condições externas para que as plantas seguissem seu desenvolvimento natural. Ele gostava de lembrar que a semente traz em si o "projeto" da árvore toda.
Segundo Pestalozzi, o processo educativo deveria englobar três dimensões humanas, identificadas com a cabeça, a mão e o coração. O objetivo final do aprendizado deveria ser uma formação também tripla: intelectual, técnica e moral.


Trabalho realizado pelas alunas Aline, Nailde e Renata , na disciplina de Historia da Educação 2.

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