segunda-feira, 11 de junho de 2012

Seminário sobre o livro "a escola tem futuro"? Disciplina Teoria do Curriculo

Texto VII: A analise das contradições presentes na escola pode nos ajudar a transforma-la num espaço de formação ampliada.

Segue abaixo trecho da entrevista com Selma Garrido Pimenta, professora e diretora da Faculdade de Educação da USP.

"... que sentido faz a escola? Eu diria que ela não está fazendo sentido para a população, mas precisa vir a fazer. É preciso haver escola? É! Mas precisamos modifica-la significativamente. Todos nós do sistema de ensino. Porque é preciso que ela permaneça? Porque é o único espaço organizado para possibilitar o desenvolvimento das camadas populares. Mas ela não esta dando conta disso.
Precisamos deixar muitas das nossas certezas sobre como ensinar e como aprender, para começar a pensar sobre como se transforma a escola num espaço de formação ampliada, de uma formação que eu chamaria cultural, porque não se pode abrir mão da necessidade de crianças e jovens serem alfabetizados. E o que significa ser alfabetizado hoje, neste mundo em que vivemos? Acho que todas as pesquisas que vêm sendo realizadas com as escolas já mostram indicadores nessa direção.
Não é por acaso que hoje se está mexendo na formação de professores no ensino superior. Curiosamente, estamos recebendo demandas de outras faculdades aqui na USP, que dizem não estarem dando conta dos desafios e que nós, da Faculdade de Educação, temos que ajudá-los. Parece que o "furo é mais embaixo", ou seja, na hora que se mexe nisso, vê-se que não é ali o problema, e assim por diante. É um modelo que está em crise. Um modelo de organização, de currículo, de relação professor-aluno, de processo de ensino-aprendizagem, de relação com o conhecimento cientifico, de paradigma da ciência e de relação com a sociedade."

Bastante interessante como a entrevistada neste trecho responde a questão central do livro: " a escola tem futuro?". Assim como ela eu acredito que sim, porém para isso será necessário modificá-la. E o primeiro passo para isso, está em conhecermos esse aluno que hoje esta presente na escola, ele com certeza mão é o mesmo que a muitos anos atras. A tecnologia e a velocidade com que as coisas acontecem provam isso. Porém a escola, permanece imóvel a essas mudanças, seus métodos de ensino, a relação professor-aluno, os conteúdos abordados são os mesmos, e a muito tempo.
O que a Selma chama de "formação cultural" ao meu ver passa por isso. É necessário conhecer a sociedade e a cultura que nos cercam, para formar alunos para tal propósito. A formação de professores tem que levantar tais questões.
A escola não pode se fechar em si, porque tudo o que acontece no mundo lá fora "respinga" dentro da mesma. E sem conhecimento prévio do que está acontecendo, fica muito mais difícil lidar com o que até então é desconhecido.

Aluna: Bianca Aline Silva


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