quarta-feira, 6 de junho de 2012

Politícas Educacionais I

Olá Pessoal!


       Gostaria de compartilhar com vocês minha  atividade que foi proposta pelo Professor José Luis na disciplina de Políticas Educacionais I, sendo esse assunto um tema  instigante,  mas desejaria que vocês possam  apropriar-se desse assunto que é ética e cidadania.



Programa Ética e Cidadania


             Após analisar o tema proposto, dediquei-me  a buscar na internet o material necessário para o desenvolvimento do tema. Os sites pesquisados, encontram-se no final do texto.

            Primeiramente, me detive em tentar entender o que é realmente o Programa Ética e Cidadania - Construindo Valores na Escola e na Sociedade. No sitio do MEC obtive a seguinte resposta: “... é o reflexo desses compromissos e o campo no qual se espera consolidar práticas pedagógicas que conduzam à consagração da liberdade, da convivência social, da solidariedade humana e da promoção e inclusão social.”
            Complexo. Melhor dizendo, muito complexo.
            Diante de tanta complexidade, antes de adentrar no tema proposto, decidi buscar a conceituação básica das expressões ética e cidadania.
            Segundo a Wikipédia, ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. Já cidadania (do latim, civitas, "cidade") é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.
            Com esses conceitos especificados, consegui entender um pouco mais o objetivo de tal programa.
            Em meu ponto de vista, tal programa visa introduzir nas escolas conceitos morais, de ética e cidadania, inerentes a todos os seres humanos, de modo que preparamos os educandos para situações corriqueiras do cotidiano, como conviver tranquilamente com as diferenças existentes no mundo, considerando as políticas de inclusão.
            Vivemos em mundo bastante diferente, onde as pessoas pensam diferentes e possuem limitações diferenciadas.
            A principal característica desse programa é a adesão voluntária de cada unidade escolar, que a partir da posse do material pedagógico especifico criará o Fórum Escolar de Ética e de Cidadania na escola, que será a entidade responsável pela organização e pelo funcionamento do programa.
            O principal objetivo desse programa, em síntese, é a construção de uma escola melhor para todos, capaz de contribuir para o desenvolvimento do nosso país e de fornecer conhecimento a todos, sempre objetivando o bem-estar social de todos os cidadãos.
            Acredito que tal programa fora um “tacada de mestre” do governo Federal, considerando a preocupação desses de buscar corrigir a origem do problema, além de buscar formas de amenizar as consequências.
            Trabalhar com os alunos temas relacionados a ética e cidadania, tendo como plano de fundo a própria estrutura escolar, em minha opinião, é dar o primeiro passo para a construção de um mundo mais justo, igualitário e com muita compreensão, considerando as diferenças em todos planos, quais sejam, a social, racial, econômica e também a de acessibilidade, considerando o trabalho árduo da inclusão, de todas as formas.
Referências:



Um comentário:

  1. É um assunto muito importante a ser trabalhado nas escolas,porque temos que formar intelectuais mas também cidadões ativos para nossa Sociedade.Claro que não podemos esquecer que é um trabalho dificil e demorado,mas as sementinhas estão sendo plantadas e se bem plantadas daram bons frutos..

    Vanessa Maidana

    ResponderExcluir