Disciplina: Teoria do currículo
Capítulo: a escola e a pluralidade dos tempos e espaços
Capítulo: a escola e a pluralidade dos tempos e espaços
O tempo e o espaço na escola são
fatores culturais. Exemplo disso é a constituição do ambiente escolar que
acontece ainda hoje da mesma maneira que antigamente. Alunos sentados uns atras
dos outros, posisão do professor em sala de aula (podendo observar a todos), a
chamada, o sinal dando a noção do tempo.
Todos esses fatores estão
representando um currículo, que pode ser até oculto, mas é sempre presente no
espaço escolar. A construção do prédio, a fachada, os simbolos religiosos ou a
ausencia destes, são aspectos físicos de uma escola que também simbolizam o seu
currículo. Esses elementos falam por si, e sinalizam o que aquele escolar
pretende, ou melhor, que sujeito esta escola pretende formar.
Para tal fim é necessário haver
corpos e mentes escolarizados, capazes de bem conviver socialmente , honestos e
virtuosos – mas todas essas qualificações teriam e têm multiplos significados,
de acordo com os diferentes sujeitos. A passagem pelos bancos escolares deixa
marcas. Permite que se estabeleçam ou se reforcem as relações ou distinções
entre os sujeitos. Ali se adquire todo um jeito de ser e de estar no mundo.
Também não precisamos pensar em
grandes eventos para compreender onde e como se dá a escolarização. Ao
contrário disso, é no dia a dia comum, nas ações rotineiras e aparentemenre
banais, que a escola produz e reproduz os sujeitos nas suas diversidades e
desigualdades. É também nesses espaços cotidianos que os sujeitos constroem
suas respostas, suas resistências e adesões, fazendo-se a si mesmos.
Alguns desses processos podem estar
se trasnformando e, aparentemente, estão. Mas a escola se constitui, ainda, em
nossa sociedade, num espaço e num tempo especiais para a produção dos sujeitos,
para a transformação de meninos e meninas em homens e mulheres. O que ela faz
do período de tempo que dispõe e dentro dos limites de seu espaço e o que nós,
professoras/es e estudantes, fazemos dentro dela tem portanto, relevancia: pode
fazer diferença, pode abrir ou fechar possibilidades na construção de uma
sociedade mais ou menos igualitária.
Aluna: Bianca Aline Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário