quinta-feira, 14 de junho de 2012
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS
FACULDADE SÃO JUDAS TADEU
Professor: José Luiz / Disciplina: Políticas Educacionais
DECLARAÇÃO DOS DIREITOS...
Todos nascem livres, mas nem todos conseguem viver uma vida livre, adquirem conhecimentos conforme a cultura de seu povo tornam-se cidadãos. Gozam os mesmos direitos, porém enfrentam realidades bem diferentes.
São muitas as situações que levam uma pessoa a desanimar e parar de lutar mesmo vivendo em um regime político democrático torna-se difícil acreditar que existem leis apoiando o individuo que vive o desemprego, a fome, a violência, o vicio que inibe o cidadão, o levando a agir automaticamente conforme o desejo de líderes políticos.
Entre os muitos bons artigos da “Declaração Universal dos Direitos Humanos” alguns mais interessantes, talvez por serem as maiores deficiências do país. O parágrafo II é muito bonito é um amparo que serve de consolo para acreditar em uma conscientização se não agora no presente ao menos no futuro. Se fosse respeitado todo o ser humano independente da cor, raça, religião, classe social, o bulling não seria uma preocupação tão grande.
O artigo V diz que ninguém será submetido à tortura, castigo cruel, desumano ou degradante, torna-se no mínimo curioso um país que aprova uma lei que proíbe a palmada, mas perde todos os dias tantos e tantos jovens torturados, escravizados, massacrados por traficantes, porque é tão difícil para o estado tomar uma atitude drástica para mudar este quadro? Se o adolescente é considerado semi-imputável, tem direito a vida, proteção, educação, porque não reverter esta situação?
Sendo a família o núcleo natural e fundamental da sociedade é gritante a necessidade de transmitir conhecimentos que possam impedir esta atual inversão de valores que tendem a extinguir a instituição família.
“Educação para todos” em dias de extrema necessidade de conhecimento para o mercado de trabalho ou para a melhor formação de um cidadão o apoio do estado é fundamental para que a educação esteja ao alcance daqueles que a buscam.
O conhecimento é a única maneira de formar cidadãos conscientes de seus direitos e obrigações, construindo assim um mundo melhor para se viver. Cada um fazendo sua parte, contribuindo para enriquecer ainda mais o nosso país.
Atividade da aula 3 / Data:13/03/2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário