domingo, 6 de maio de 2012

Teoria do Currículo - A escola tem Futuro?


Colegas,
No dia 20/04/12 realizamos um Seminário sobre o livro "A escola tem futuro?" de Marisa Vorraber Costa.

Iniciamos com o capítulo I - A escola Rouba a cena! Este capitulo fala sobre um estudo realizado pela professora Marisa em relação ao "desaparecimento da escola".

Segundo Marisa seu curioso interesse sobre tudo que diz respeito a escola acentuou-se, em parte, por ela estar envolvida com a realização e orientação de um conjunto de estudos que focalizam artefatos da cultura como filme, programas de TV, revistas, jornais, livros didáticos e de literatura infantil.

Nos últimos tempos, o desaparecimento ou substituição da escola, em contrapartida as mídias cinematográficas e televisivas têm-lhe dado destaques ímpar e crescente em suas tramas e narrativas.Filmes de Hollywood como O Substituto 1 e 2, teve grande repercussão no Brasil.
Também contado com algumas novelas na Rede Globo e SBT, onde a trama da novela gira em torno da escola como Malhação, onde o público alvo é as crianças e adolescentes, mostrando os diferentes alunos que compõem uma escola, as várias etnias e credos, diferenças sociais. Nas revistas como, por exemplo, a Veja e Isto É . A escola está ganhando espaço na mídia escrita.
A escola está desaparecendo por não haver verba suficiente para mantê-la em bom estado, profissionais capacitados, gestores e principalmente, pais dedicados. Mas não podemos reclamar, pois estamos recebendo ajuda dos meios televisivos para os problemas enfrentados, e a escola por todos os defeitos que tem, está ai viva e funcionando.
Carolina Barcala e Vanessa Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário