Estou postando alguns pontos sobre o texto: A Escola tem
Futuro? Abordados em sala de aula, na disciplina de Teoria do Currículo, Ministrada
pela professora Maria Inês Galvez.
Nesse
capítulo Marisa Costa entrevista o estudioso e educador Alfredo Veiga neto,
sobre algumas reflexões e análise que este tem feito sobre a escola.
A escola
continua sendo a principal instituição encarregada de formar o que chamamos de
mundo moderno, o papel da escola esta envolvida na civilidade, ou seja, na
transformação do homem. O elo entre sociedade moderna é a disciplinalidade é a
capacidade de nos autogovernarmos mais e melhor, é dizer a si mesmo o que é
certo ou errado.
O
descompasso entre a prática escola e as rápidas modificações espaciais e
temporais que estão acontecendo no mundo é que costuma denominar “crise
escolar”. O mundo mudou e continua mudando rapidamente sem que a escola esteja
acompanhando tais mudanças. A escola foi fundamentada em práticas disciplinares
e a sociedade esta se tornando uma sociedade de controle. E hoje a lógica do
controle é mais importante do que a lógica da disciplina em termos escolar.
O
disciplinamento e o controle coexistem. Numa sociedade de controle e ao mesmo
tempo competitiva os indivíduos mais disciplinados terão mais chances de
sucesso. Uma escolarização desobrigada de práticas disciplinares estará abrindo
mão de seu papel de ensinar precocemente o autogoverno.
Segundo
o autor a escola tem futuro sim. Pensa nela como uma instituição que pelo
menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade, mesmo
reconhecendo os imensos impasses a que chegamos ao esgotamento do mundo
moderno, é preciso reconhecer os tais avanços sociais, tecnológicos, políticos,
e econômico.
Regina Oliveira
Referência:
Referência:
A ESCOLA TEM FUTURO? - 2ª EDIÇÃO |
MARISA VORRABER COSTA (ORG.) - DP&A / LAMPARINA |
Pergunta que não quer calar:
ResponderExcluirA Escola tem futuro?
Participem colocando seus resumos e opiniões sobre o livro