sábado, 5 de maio de 2012

Planejamento e Projeto Político Pedagógico



Olá Pessoal!
Organizei um pequeno resumo sobre o que estudamos na disciplina de Planejamento e Gestão Educacional, Ministrada pela professora Ana Maria Beltrão Gigante.

Planejamento e Projeto Político Pedagógico

Planejamento: É o conjunto de sonhos, idéias, desejo, se programar, se organizar.

Planejar: Idéias definidas, formalizadas, colocadas no papel. É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada
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Planejamento Educacional: Processo contínuo que atenda tanto a necessidade da sociedade, quanto ao do individuo
.
Planejamento Curricular: Processo de tomadas de decisões sobre a dinâmica da ação escolar.

Planejamento de Ensino: Processo de decisões sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano do seu trabalho pedagógico, interação entre professores e alunos
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Planejamento Escolar: É o planejamento global da escola, envolvendo processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.

Planejamento Político Social: Serve para situações de crise e em que a proposta é de transformação.

Planejamento Operacional: Aborda cada aspecto isoladamente e enfatiza a técnica, os instrumentos centralizando-se na eficiência e na busca da manutenção e do funcionamento sendo sobre tudo tarefa de administradores
.
Plano: É um guia e tem a função de orientar a prática. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que por sua vê, envolve desafios e contradições.

Plano Nacional de Educação: É onde se reflete toda a política educacional de um povo.

Plano Escolar: É onde são registrados os resultados do planejamento da educação escolar.

Plano de Curso: É a organização de um conjunto de matérias que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma instituição educacional durante o período de duração de um curso.

Plano de Ensino: É o plano de disciplinas de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou comunidade.

Intencionalidade- Fenômeno mental ou a sua expressão

Regimento- Exigência legal para o funcionamento da escola, através de anos, ciclos, períodos, semestres, etc..

Temas geradores- usado no método de alfabetização, é o pensamento do homem, sobre a sua realidade e sua ação.

Rede Temática- É um distanciamento e uma reeleitura coletiva da realidade em que a escola esta inserida.

Projeto: É um documento, produto do planejamento, pois nele são registradas as decisões mais concretas de propostas futuristas.

Projeto Pedagógico: Visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente, sistematizada, orgânica e participativa.

Projeto Político- Pedagógico: É uma maneira de situar-se num horizonte de possibilidades. Necessita ser feito um documento para circulação, socialização e análise permanente.

Marco Referencial – É a posição da instituição em relação a sua identidade, visão de mundo, utopia, valores, objetivos, compromissos. Indica “rumo”, o horizonte, a direção que a instituição escolheu. Ele divide-se da seguinte forma:

·         Marco Situacional- É a visão de onde estamos, e onde queremos chegar.

·         Marco Doutrinal ou Filosófico- É a visão de que tipo de homem queremos formar.

·   Marco Operatório- Diz respeito à organização das ações da coletividade escolar. Administrativa: escola e organização, pedagógica trabalho professor- aluno e comunitária: a sociedade.

Programação: São ações pedagógicas completas para a transformação da realidade. É uma visão de tudo que vai acontecer e a forma como vai acontecer.

Diagnóstico: É a constatação das necessidades e a visão de como a escola esta, e o que falta para que ela alcance os objetivos traçados.

Conceito de participação: Participação é trabalhar em conjunto, no sentido de formação de grupo, requer compreensão dos processos grupais para desenvolver competências que permitam realmente aprender com o outro e construir de forma participativa.


Referencias:



Texto: resignificando a Prática do Planejamento Político Pedagógico. In: VASCONCELLOS, Celso. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político- Pedagógico. São Paulo: Libertar Editora, 2007.

Exploração do artigo: RODRIGUES, Maria Bernadete Castro. Planejamento em busca de caminhos. In XAVIER; Dalla Zen (org.). Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação 2000.

Seleção de ideias relevantes do texto: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998 (p. 139-165).

Exploração do artigo: LEAL,Telma: ALBUQUERQUE, Eliana de; MORAIS, Artur. Avaliação e aprendizagem na escola: A prática pedagógica como eixo de reflexão. In Beauchamp; Pigel; Nascimento. Ensino Fundamental de 09 anos. Brasília: Ministério da Educação, Secretária da Educação Básica, 2007. De


Regina Oliveira




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