Olá Pessoal!
Organizei um pequeno resumo sobre o que estudamos na disciplina de
Planejamento e Gestão Educacional, Ministrada pela professora Ana Maria Beltrão
Gigante.
Planejamento e Projeto
Político Pedagógico
Planejamento: É o conjunto de sonhos,
idéias, desejo, se programar, se organizar.
Planejar: Idéias definidas, formalizadas,
colocadas no papel. É antecipar mentalmente uma ação a ser realizada
.
Planejamento Educacional: Processo contínuo que
atenda tanto a necessidade da sociedade, quanto ao do individuo
.
Planejamento Curricular: Processo de tomadas de
decisões sobre a dinâmica da ação escolar.
Planejamento de Ensino: Processo de decisões
sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano do seu trabalho
pedagógico, interação entre professores e alunos
.
Planejamento Escolar: É o planejamento global
da escola, envolvendo processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o
funcionamento e a proposta pedagógica da instituição.
Planejamento Político
Social:
Serve para situações de crise e em que a proposta é de transformação.
Planejamento Operacional: Aborda cada aspecto
isoladamente e enfatiza a técnica, os instrumentos centralizando-se na
eficiência e na busca da manutenção e do funcionamento sendo sobre tudo tarefa
de administradores
.
Plano: É um guia e tem a função
de orientar a prática. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo
de planejar que por sua vê, envolve desafios e contradições.
Plano Nacional de Educação: É onde se reflete toda a
política educacional de um povo.
Plano Escolar: É onde são registrados
os resultados do planejamento da educação escolar.
Plano de Curso: É a organização de um
conjunto de matérias que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma instituição
educacional durante o período de duração de um curso.
Plano de Ensino: É o plano de disciplinas
de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou
comunidade.
Intencionalidade- Fenômeno mental ou a sua expressão
Regimento- Exigência legal para o funcionamento da
escola, através de anos, ciclos, períodos, semestres, etc..
Temas geradores- usado no método de alfabetização, é o
pensamento do homem, sobre a sua realidade e sua ação.
Rede Temática- É um distanciamento e uma reeleitura coletiva
da realidade em que a escola esta inserida.
Projeto: É um documento, produto
do planejamento, pois nele são registradas as decisões mais concretas de
propostas futuristas.
Projeto Pedagógico: Visa ajudar a enfrentar
os desafios do cotidiano da escola, só que de uma forma refletida, consciente,
sistematizada, orgânica e participativa.
Projeto Político-
Pedagógico:
É uma maneira de situar-se num horizonte de possibilidades. Necessita ser feito
um documento para circulação, socialização e análise permanente.
Marco Referencial – É a posição da instituição em relação a sua identidade, visão de
mundo, utopia, valores, objetivos, compromissos. Indica “rumo”, o horizonte, a
direção que a instituição escolheu. Ele divide-se da seguinte forma:
· Marco Situacional- É a visão de onde estamos, e onde queremos
chegar.
· Marco Doutrinal ou Filosófico- É a visão de que tipo de homem queremos
formar.
· Marco Operatório- Diz respeito à organização das ações da
coletividade escolar. Administrativa:
escola e organização, pedagógica trabalho professor- aluno e comunitária: a sociedade.
Programação: São ações pedagógicas
completas para a transformação da realidade. É uma visão de tudo que vai
acontecer e a forma como vai acontecer.
Diagnóstico: É a constatação das necessidades
e a visão de como a escola esta, e o que falta para que ela alcance os
objetivos traçados.
Conceito de participação: Participação é trabalhar
em conjunto, no sentido de formação de grupo, requer compreensão dos processos
grupais para desenvolver competências que permitam realmente aprender com o
outro e construir de forma participativa.
Referencias:
Texto: resignificando a
Prática do Planejamento Político Pedagógico. In: VASCONCELLOS, Celso.
Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político- Pedagógico.
São Paulo: Libertar Editora, 2007.
Exploração do artigo:
RODRIGUES, Maria Bernadete Castro. Planejamento em busca de caminhos. In
XAVIER; Dalla Zen (org.). Planejamento em destaque: análises menos
convencionais. Porto Alegre: Mediação 2000.
Seleção de ideias
relevantes do texto: ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto
Alegre: Artmed, 1998 (p. 139-165).
Exploração do artigo:
LEAL,Telma: ALBUQUERQUE, Eliana de; MORAIS, Artur. Avaliação e aprendizagem na
escola: A prática pedagógica como eixo de reflexão. In Beauchamp; Pigel;
Nascimento. Ensino Fundamental de 09 anos. Brasília: Ministério da Educação,
Secretária da Educação Básica, 2007. De
Regina Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário