sábado, 5 de maio de 2012

A Cidadania após a redemocratização



Olá pessoal!

            Achei muito interessante esse texto, que trabalhamos na disciplina de Políticas Educacionais I;  ministrado pelo Professor José Luiz Novais.


A Cidadania após a redemocratização

O autor mostra nesse capítulo um pouco da história política do nosso país. Em 1988 foi redigida e aprovada a constituição mais liberal que o país já teve. Em 1989, houve a primeira eleição direta para a presidência da República.
Fernando Collor, o candidato mais novo à presidência da república se apresentou como salvador da pátria, sendo assim eleito pelo povo. Logo ele mostrou estar despreparado para o cargo, era arrogante e autoritário.
Dois anos e meio depois de sua posse por estar envolvido em grandes esquemas de corrupção, o povo e toda a nação brasileira, principalmente os estudantes, conhecidos até hoje como os caras- pintadas saíram às ruas em manifesto pedindo e conseguindo o impeachment do então presidente.
A Constituição de 1988 foi liberal no critério de idade ao voto, antes só aos 18 anos podia votar, depois foi baixada para 16 anos. .
Em direito sociais o autor fala sobre o índice de mortalidade infantil que caiu. Também caiu o analfabetismo de jovens de 15 anos, sobre a previdência social; a elevação do salário mínimo para o trabalhador rural, mas o problema do déficit persiste para os aposentados, a maior dificuldade é a grande desigualdade social e econômica, porque a riqueza nacional concentra-se nas mãos de poucos brasileiros.
Em direitos civis, ele relata a liberdade de expressão de imprensa e de organizações, e a Constituição de 1988 que inovou criando o direito de habeas data, definiu também o racismo como crime inafiançável e imprescritível, ordenou a Lei de Defesa ao Consumidor para protegê-lo, Criou o Programa Nacional de Direitos Humanos para proteger os direitos do cidadão, Juizados Especiais de Pequenas Causas Cíveis e Criminais para resolver pequenas inflações e agilizar os processos.  
Conclui que os progressos feitos são inegáveis, mas, lentos e não escondem o longo caminho que ainda falta percorrer. A democracia política não resolveu os problemas econômicos mais sérios, como a desigualdade social e o desemprego. A sociedade passou a se organizar para garantir os direitos e os privilégios distribuídos pelo Estado.


REFERÊNCIA:
Carvalho, José Murilo de; Livro: A Cidadania após a redemocratização. Cidadania no Brasil: o longo caminho.  RJ: Civilização Brasileira, 2008.

Regina Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário