segunda-feira, 7 de maio de 2012

A Escola tem Futuro?

Olá Pessoal

            Estou postando alguns pontos sobre o texto: A Escola tem Futuro? Abordados em sala de aula, na disciplina de Teoria do Currículo, Ministrada pela professora Maria Inês Galvez.

            Nesse capítulo Marisa Costa entrevista o estudioso e educador Alfredo Veiga neto, sobre algumas reflexões e análise que este tem feito sobre a escola.

            A escola continua sendo a principal instituição encarregada de formar o que chamamos de mundo moderno, o papel da escola esta envolvida na civilidade, ou seja, na transformação do homem. O elo entre sociedade moderna é a disciplinalidade é a capacidade de nos autogovernarmos mais e melhor, é dizer a si mesmo o que é certo ou errado.
            O descompasso entre a prática escola e as rápidas modificações espaciais e temporais que estão acontecendo no mundo é que costuma denominar “crise escolar”. O mundo mudou e continua mudando rapidamente sem que a escola esteja acompanhando tais mudanças. A escola foi fundamentada em práticas disciplinares e a sociedade esta se tornando uma sociedade de controle. E hoje a lógica do controle é mais importante do que a lógica da disciplina em termos escolar.
            O disciplinamento e o controle coexistem. Numa sociedade de controle e ao mesmo tempo competitiva os indivíduos mais disciplinados terão mais chances de sucesso. Uma escolarização desobrigada de práticas disciplinares estará abrindo mão de seu papel de ensinar precocemente o autogoverno.
            Segundo o autor  a escola tem futuro sim. Pensa nela como uma instituição que pelo menos garanta a manutenção das conquistas fundamentais da modernidade, mesmo reconhecendo os imensos impasses a que chegamos ao esgotamento do mundo moderno, é preciso reconhecer os tais avanços sociais, tecnológicos, políticos, e econômico.

Regina Oliveira




Referência:

A ESCOLA TEM FUTURO? - 2ª EDIÇÃO

MARISA VORRABER COSTA (ORG.) DP&A / LAMPARINA


Um comentário:

  1. Pergunta que não quer calar:
    A Escola tem futuro?

    Participem colocando seus resumos e opiniões sobre o livro

    ResponderExcluir