quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Programa ètica e Cidadania

Toda criança e todo jovem têm o direito de aprender o sentido da cidadania na sua concepção mais ampla. Portanto, é dever da escola ensinar e agir fundamentada nos princípios da democracia, da ética, da responsabilidade social, do interesse coletivo, da identidade nacional e da própria condição humana.
O Programa Ética e Cidadania - Construindo Valores na Escola e na Sociedade é o reflexo desses compromissos e o campo no qual se espera consolidar práticas pedagógicas que conduzam à consagração da liberdade, da convivência social, da solidariedade humana e da promoção e inclusão social.
Não se trata de um programa a ser anexado aos currículos; é, sobretudo, o espaço onde as crianças possam aprender a viver a complexidade dos dias atuais e onde os educadores e inúmeros outros agentes sociais possam praticar e difundir os princípios da vida cidadã.

A ética é a teoria acerca do comportamento moral dos homens em sociedade, isto é, ela trata dos fundamentos e da natureza das nossas atitudes normativas.

As escolas deveriam trabalhar mais com estas questões sobre ética e cidadania, acho um assunto bem importante onde nossos adolescentes deveriam aprender desde cedo, faria com que pensassem em como ser um bom cidadão, a saber primeiramente o que é ser um cidadão.

Aluna: Carolina Barcála - 2º Semestre





Nenhum comentário:

Postar um comentário