PROJETO: HALLOWEN BRASILEIRO: LENDAS DA NOSSA GENTE.
SACI PERERÊ
PLANO DE AULA
1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA: E.E.I. Mundo Encantado
ANO: 2011 TURMA: Maternal
PROFESSOR(A): Viviane de Oliveira.
2. OBJETIVO GERAL:
ü Oportunizar aos alunos conhecer as lendas da nossa cultura.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: O aluno deverá ser capaz de:
ü conhecer e transmitir as lendas de nossa cultura;
ü identificar traços comportamentais;
ü desenvolver motricidade fina;
4. PROGRAMA DE APRENDIZAGEM (CONTEÚDOS):
ü LINGUÍSTICA: HORA DO CONTO: todos sentados em círculo no chão a professora começa a contar a história do Saci Pererê (depois que a professora contar a história com o auxílio do livro, deixar que cada criança manuseie e conte a sua versão da história.
ü INTRA E INTERPESSOAIS: ATIVIDADE DIRIGIDA 1: a professora pegará dois vidros grandes com os dizeres: BONS HÁBITOS e MAUS HÁBITOS. Depois ,distribui duas tampinhas de garrafa pet (branca e amarela), uma de cada cor para cada criança (logo depois de todos terem contado as suas histórias a professora propõe que eles escolham qual tampinha representará os bons hábitos e os maus hábitos. Ao término começar a conversa sobre a história, fazendo indagações sobre o comportamento do Saci. Quando todos acharem que o comportamento do Saci foi bom levantam a tampinha correspondente, e quando for mal levantam a outra tampinha. Conforme estas conclusões vão chegando a professora irá registrando em pequenos papéis que serão colados em seus vidros correspondentes. Estes vidros ficarão em lugar bem visível para que todos possam lembrarem.
ü VISOESPACIAIS: ATIVIDADE DIRIGIDA 2:com o auxílio de massinhas de modelar propor que cada criança faça os personagens da história.
5. ESTRATÉGIAS DE ENSINO:
ü 13h- entrada e organização das mochilas;
ü 13h15min- chamada, escolha do ajudante do dia, calendário;
ü 13h45min- hora do conto;
ü 14h45min- higiene;
ü 15h- lanche;
ü 15h30min- atividade dirigida 1;
ü 16H- pátio livre;
ü 16h20min- atividade dirigida 2;
ü 16h50min- organização da sala e mochilas;
ü 17h- saída.
6. RECURSOS UTILIZADOS: livro de história, tampinhas de garrafas pet, 2 vidros grandes, pequenas fichas de papel, canetas coloridas, fita adesiva transparente, massa de modelar.
7. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS): As crianças serão avaliadas de forma contínua e diária através do envolvimento com as atividades propostas.
8. TEMPO PREVISTO: uma tarde.
9. REFERÊNCIAS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário