quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Planejamento Escolar - Prof. Tanise Müller Ramos


PROJETO: HALLOWEN BRASILEIRO: LENDAS DA NOSSA GENTE.
SACI PERERÊ

PLANO DE AULA

1.    DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
ESCOLA:  E.E.I. Mundo Encantado
ANO: 2011                     TURMA:  Maternal
PROFESSOR(A): Viviane de Oliveira.

2.    OBJETIVO GERAL:
ü  Oportunizar aos alunos conhecer as lendas da nossa cultura.

3.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:  O aluno deverá ser capaz de:
ü  conhecer e transmitir as lendas de nossa cultura;
ü  identificar traços comportamentais;
ü  desenvolver motricidade fina;

4.    PROGRAMA DE APRENDIZAGEM (CONTEÚDOS):
ü  LINGUÍSTICA: HORA DO CONTO: todos sentados em círculo no chão a professora começa a contar a  história do Saci Pererê (depois que a professora contar a história com o auxílio do livro, deixar que cada criança manuseie e conte a sua versão da história.
ü  INTRA E INTERPESSOAIS: ATIVIDADE DIRIGIDA 1:  a professora pegará dois vidros grandes com os dizeres: BONS HÁBITOS e MAUS HÁBITOS. Depois ,distribui duas tampinhas de garrafa pet (branca e amarela),  uma de cada cor para cada criança (logo depois de todos terem contado as suas histórias a professora propõe que eles escolham qual tampinha representará os bons hábitos e os maus hábitos. Ao término começar a conversa sobre a história, fazendo indagações sobre o comportamento do Saci. Quando todos acharem que o comportamento do Saci foi bom levantam a tampinha correspondente, e quando for mal levantam a outra tampinha. Conforme estas conclusões vão chegando a professora irá registrando em pequenos papéis que serão colados em seus vidros correspondentes. Estes vidros ficarão em lugar bem visível para que todos possam lembrarem.
ü  VISOESPACIAIS: ATIVIDADE DIRIGIDA 2:com o auxílio de massinhas de modelar propor que cada criança faça os personagens da história.

5.    ESTRATÉGIAS DE ENSINO:
ü  13h- entrada e organização das mochilas;
ü  13h15min- chamada, escolha do ajudante do dia, calendário;
ü  13h45min- hora do conto;
ü  14h45min- higiene;
ü  15h- lanche;
ü  15h30min- atividade dirigida 1;
ü  16H- pátio livre;
ü  16h20min- atividade dirigida 2;
ü  16h50min- organização da sala e mochilas;
ü  17h- saída.

6.    RECURSOS UTILIZADOS: livro de história, tampinhas de garrafas pet, 2 vidros grandes, pequenas fichas de papel, canetas coloridas, fita adesiva transparente, massa de modelar.

7.    AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM (CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS): As crianças serão avaliadas de forma contínua e diária através do envolvimento com as atividades propostas.

8.    TEMPO PREVISTO: uma tarde.

9.    REFERÊNCIAS:

Nenhum comentário:

Postar um comentário