quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

História da Educação II


Nesse livro de Paulo Freire ele aborda o ensino de forma ampla, os professores e as formas de educar, o tema central dessa obra é a formação docente ao lado de uma reflexão progressiva em  favor da autonomia dos educandos.
Paulo Freire traz três temas básicos: Não há docência sem discência, as duas se explicam  e seus sujeitos apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem á condição de objeto, um do outro, quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender, o segundo tema é: ensinar não é transferir conhecimento e sim criar possibilidades para a construção dos conhecimentos , o terceiro e último é: ensinar é uma especificidade humana, uma das qualidades essenciais que a autoridade docente democrática deve revelar em suas relações com as liberdades dos alunos é a segurança em si mesmo.
Paulo Freire aponta vários tipos de educadores como: críticos, progressistas e conservadores, mas, apesar destas diferenças, todos necessitam de saberes comuns. É importante nos dias de hoje o professor ter uma criatividade a cima daquela rotina de sala de aula, transferir e trocar conhecimentos e não só passar eles aos alunos como se fosse a verdade única da vida.

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