A cadeira de história II veio pra complementar a cadeira de história I, só que agora voltada a história do Brasil. O que é muito interessante nessa disciplina é que já que acontece no Brasil, muitas das fases que a educação vai passar já vivenciamos, como o exemplo da educação na época da ditadura onde não tínhamos o direito de questionar as autoridades. Com os Jesuítas aprendemos que a companhia de Jesus foi fundada com o objetivo de educar as novas gerações e converte-los a fé católica. Com a chegada do império, a principal preocupação do governo com a educação era formar as elites dirigentes do país e ai a constituição de 1824 estabelece que “a instrução primária seria gratuita a todos os cidadãos" (menos os escravos).
Com a primeira republica veio a crise, com possibilidades de discussões a respeito dos princípios educacionais, as novidades são a gratuidade e obrigatoriedade do ensino de 1ºgrau, o direito de todos a educação,a autonomia das instituições, a responsabilidade do Estado e das famílias no tocante a educação. A educação nova no Brasil teve como mais importante o manifestos dos pioneiros da educação nova, que em 1932 foi lançado por um grupo de educadores, que foi a reconstrução educacional no Brasil e neste documento foram defendidas muitas soluções que foram sendo aplicadas á educação, que vai ser vista como instrumento principal para a reconstrução da democracia.
Com a primeira republica veio a crise, com possibilidades de discussões a respeito dos princípios educacionais, as novidades são a gratuidade e obrigatoriedade do ensino de 1ºgrau, o direito de todos a educação,a autonomia das instituições, a responsabilidade do Estado e das famílias no tocante a educação. A educação nova no Brasil teve como mais importante o manifestos dos pioneiros da educação nova, que em 1932 foi lançado por um grupo de educadores, que foi a reconstrução educacional no Brasil e neste documento foram defendidas muitas soluções que foram sendo aplicadas á educação, que vai ser vista como instrumento principal para a reconstrução da democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário