PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE
Disciplina: História da Educação II
O livro é de fácil leitura e compreensão, vi nele um “manual”, seguindo passo a passo questões levantadas, onde o professor deve fazer uma análise crítica e aprofundada.
Alguns Tópicos importantes:
*Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção.
*Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.
*Quanto mais se constrói e desenvolve a capacidade de aprender mais tem-se “curiosidade epistemológica”.
*O ensino bancário deforma a necessidade criativa do educando e educador.
*Ensinar exige criatividade, segurança, competência profissional e generosidade.
*Às vezes um gesto significa muito para o aluno.
*Dar condições adequadas de trabalho ao professor.
*A educação é uma forma de intervenção do mundo.
*NÃO SER NEUTRO.
*O professor ao escutar o aluno, aprende a falar com ele.
* O mundo encurta, o tempo se dilui: O ontem vira agora, o amanhã já está feito.
“Me movo como educador porque, primeiro me movo como gente”
Paulo Freire
Nenhum comentário:
Postar um comentário