sábado, 26 de novembro de 2011

PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE


Disciplina: História da Educação II

O livro é de fácil leitura e compreensão, vi nele um “manual”, seguindo passo a passo questões levantadas, onde o professor deve fazer uma análise crítica e aprofundada.

Alguns Tópicos importantes:
*Ensinar não é transmitir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção.

*Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.

*Quanto mais se constrói e desenvolve a capacidade de aprender mais tem-se “curiosidade epistemológica”.

*O ensino bancário deforma a necessidade criativa do educando e educador.

*Ensinar exige criatividade, segurança, competência profissional e generosidade.

*Às vezes um gesto significa muito para o aluno.

*Dar condições adequadas de trabalho ao professor.

*A educação é uma forma de intervenção do mundo.

*NÃO SER NEUTRO.

*O professor ao escutar o aluno, aprende a falar com ele.

* O mundo encurta, o tempo se dilui: O ontem vira agora, o amanhã já está feito.





“Me movo como educador porque, primeiro me movo como gente”

                                                                                    Paulo Freire

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