sábado, 26 de novembro de 2011

ÉTICA E CIDADANIA

Nome: Lilian Medeiros Soares

Disciplina: Políticas Educacionais I - 2ºsemestre
Professora: Tanise

PROGRAMA "ÉTICA E CIDADANIA": CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA E NA SOCIEDADE

ÉTICA (wikipédia): é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" é derivada do grego, e significa aquilo que pertence ao caráter.
CIDADANIA (wikipédia): é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive.

Todos têm o direito de aprender o verdadeiro sentido da cidadania, é dever da escola ensinar, conscientizar e aplicar os principios da ética, responsabilidade social, democracia, do trabalhar coletivamente, solidariedade, convivência social (incluindo a inclusão) e de sua condição humana.
 
É muito importante o programa dos Fóruns Escolares de Ética e Cidadania, que visa a realidade de cada escola e de sua comunidade, com a participação de todos os interessados, assim pode-se trabalhar de perto com a realidade que este grupo, bairro, escola vivem, já se tem um novo olhar onde a sociedade só irá mudar se a escola mudar, ambas andam juntas, e essa junção só dará certo se a escola e os profissionais da mesma, tiverem um comprometimento nesse processo, e entenderem que toda a mudança é necessária e significativa, por menor que seja, e lá na frente essa pequena mudança dará toda a diferença, para o aluno, professor, escola, enfim toda a sociedade, pois ensinar valores, nunca é demais, e se sonhamos com um mundo mais justo, mais solidário porque não começar agora!

Ninguém nasce cidadão esse é um processo de construção, por isso a escola tem um papel fundamental, “tornar um cidadão pela educação”.

Lutamos por direitos, deveres, liberdade, igualdade, pelo fim do preconceito e discriminação, privilégios, injustiças enfim...lutamos por uma vida mais justa e digna por isso a importância da construção, e para que essa não caia, deve-se ter uma boa base, uma boa estrutura, um professor atento, uma escola que dê a verdadeira importância, uma sociedade que se preocupe com aqueles que estão aprendendo e com os que já aprenderam, que ensina a lutar pelos seus direitos mais também ensina a cumprir seus deveres, não adianta só querermos, devemos cumprir também com nossas obrigações de cidadãos.

Estar, trabalhar em grupo é muito positivo, pois ganha-se conhecimento, experência, diversão, amizade, crescimento pessoal, visão do mundo, a importância de compartilhar, dividir, preocupar-se com o próximo, não é porque vivemos num mundo em que a tecnologia está dominando, que devemos deixar de lado o mais importante o teu PRÓXIMO.

Pesquisando na internet achei no site: http://www.cgu.gov.br/AreaaPrevencaoCorrupcao/TurmaMonica/index.asp, uma matéria/reportagem interessante sobre: Escola rural vai usar Turma da Mônica para trabalhar ética e cidadania.

Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão são personagens que acompanham há gerações crianças e adultos e que conquistaram a simpatia de todos por suas histórias. Eles fazem parte da Turma da Mônica, que se aliaram no dia 23 de abril de 2010, às crianças da Escola Estadual Rural Manoel Machado, através do projeto Um por todos e todos Por um!, do Instituto Cultural Maurício de Souza.
Achei muito interessante esse projeto onde as crianças têm incentivos por meio de atividades artísticas, científicas e lúdicas, interação entre escola e comunidade, e esses alunos no meu ponto de vista são privilegiados, pois tiveram a oportunidade de trabalhar e conhecer os conceitos: cidadania, democracia, interesse público, inclusão social, participação e autoestima, desenvolvida e apoiada por especialistas do instituto.

A escola já trabalhava com educação ambiental e valores humanos e com o material fornecido com toda a certeza enriqueceu ainda mais o projeto da mesma, o material fornecido por um dos parceiros a Controladoria Geral da União (CGU), ficou responsável pelo acompanhamento e interação entre as pessoas envolvidas, o material era:

Manual do Professor; Caderno do Aluno; Revista de Atividades; Histórias em quadrinhos “Ética e Cidadania”; Histórias em quadrinhos “Estatuto da Criança e do Adolescente”; Jogo da memória; Jogo de Trilha; Cartazes; Avisos de porta; Carteirinha.

Curiosidade: Esse projeto teve a fase piloto com 60 escolas em 2009, “Um por todos e todos por um! Pela ética e cidadania!”, estrelado pelos personagens da Turma da Mônica, aconteceu em 500 escolas selecionadas em 2010, após a avaliação de quase 2 mil inscrições em todo o país.

São de projetos como esse que precisamos, se empresários de todo o país tivessem a mesma iniciativa, nossa como tudo seria diferente, pois ter o material nas mão e poder levar esse pra casa, é de muita valia, com isso não só o aluno aprende, mais a família em si, a construção é constante e intensa, aprender, ensinar hoje para que o amanhã seja diferente, com maior igualdade, dignidade e justiça.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/
http://portal.mec.gov.br/
http://georuyzao.blogspot.com/p/etica-e-cidadania.html
http://www.cgu.gov.br/AreaaPrevencaoCorrupcao/TurmaMonica/index.asp
http://www.agrosoft.org.br/agropag/214108.htm

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário