sexta-feira, 4 de novembro de 2011

LDB parte I

LDB Este trabalho de Políticas I, foi muito interessante a profª Tanise dividiu em três partes, três semanas, ela pediu que fizéssemos uma reflexão sobre os artigos enfim LDB...não é fácil, mais aprendi muito!!!


LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LEI 9394/96)




PARTE 1: A ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA A GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO



Lendo os artigos solicitados vi que as leis são coerentes, e existe sim uma boa vontade em relação a educação, não sabia que a LDB mudava sempre, achei que era a lei ali empregada e pronto, mais acredito que essa mudança serve para melhorar, atualizar e necessária quando a intenção é boa.

Achei muito interessante quando diz que a educação é dever da família e do estado, e que a vaga é assegurada a partir dos 4 anos de idade, em escolas mais próxima de sua residência, mais não é bem assim que acontece, pois os pais enfrentam filas para garantir a vaga, muitas vezes são encaminhados para outra escola que não é tão próxima de sua casa. Já vi casos em que a mesma dá a possibilidade de escolha para a família. O que deveria ser feito e sabemos que não é fácil, era de construir mais escolas no bairro ou mesmo na região, o que os governantes não se deram conta é que o numero de habitantes está crescendo e este crescimento está acelerado, e as escolas são as mesmas, outra solução era de utilizar o espaço físico das escolas já existentes, construindo mais salas, acredito que melhoraria e muito.

Assumir o transporte escolar dos alunos da rede estadual e municipal, sinceramente já vi da rede municipal mais da rede estadual nunca vi, o que sei é que a empresa de ônibus de determinado município, dá desconto na passagem escolar, seria ótimo se todos os alunos tivessem acesso a esse transporte, mais voltamos ao número da população (alunos) que é grande e não existe transporte para todos, se é determinado pela lei porque as famílias junto com a escola e a comunidade não lutam por este direito?

Aos alunos de menor rendimento, determina-se estabelecer estratégias de recuperação, mais não é fácil, pois como já citei acima que a educação é dever da família, mais se essa não tem estrutura, como dar suporte aos seus filhos? que na maioria das vezes são muitos, e esses pais não tem a mínima estrutura, dai entra o papel da escola, professores e governo, em dar a devida assistência a esses alunos digamos “carentes”, em todos os sentidos, acredito que na maioria das vezes esses veem a escola como a sua casa, onde tem a refeição que em muitos casos é a única que fazem durante o dia, o carinho e atenção de seus professores, enfim o verdadeiro valor, não do aluno, mais como ser humano.

As comunidades, pais, alunos, deveriam participar mais dos Conselhos Escolares, pois são neles que muitas decisões são tomadas desde a mais simples até a mais complexa, pois se estão presentes, podem fazer a cobrança no futuro, mais também temos que ver o outro lado, onde vivemos num mundo agitado, e que as mulheres não são mais as mesmas, não se tem mais aquele modelo de mãe (dona de casa), hoje as mulheres estão indo a luta, ajudam na renda familiar, chegam tarde do trabalho, e ver pais (homens) é bem difícil, não digo que deixaram seus filhos de lado, mais que realmente não há tempo, será que no futuro não vamos mais encontrar pais em reuniões escolares? O que poderia ser feito para buscar esses pais e mostrar para eles que a Educação é a base de tudo, e que seus filhos precisam desse envolvimento entre pais para com sua escola. São perguntas a serem feitas e infelizmente é assustador e ao mesmo tempo preocupante, a LDB deveria ver esse assunto com muito cuidado e cautela, os pais não devem ser obrigados a irem a escola mais mostrar a eles que este envolvimento é fundamental para o crescimento de seus filhos, eles devem ter vontade de estarem envolvidos, e mostrar a esses que vale a pena esta ligação, para a formação de seres capazes de viver numa sociedade e que esta seja mais digna e justa.

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