quarta-feira, 2 de novembro de 2011

LDB - Parte I

Baseado na LDB a educação deve ser plena.


• O Estado não é o único responsável e com obrigação de estar presente no processo de formação dos cidadãos. A família deve estar à frente deste processo, sendo o primeiro elo entre a escola e o conhecimento.

• Os pais devem estar engajados nesta luta, para formar cidadãos atuantes na sociedade. Eles têm por obrigação instruí-los de acordo com a sua cultura, transmitindo valores morais que façam seus filhos valorizarem a vida e o seu próximo. Nos dias atuais temos novos modelos de família, mesmo assim a base para o sucesso continua sendo o amor, o respeito, a integração e os valores éticos e morais que se recebe de casa.

• Fica a cargo do Estado manter a qualidade e a igualdade na educação. A Escola deve aderir a classes heterogêneas, onde o aluno seja visto como um ser pensante em busca de conhecimento e não como mais um problema a ser resolvido. Tudo isso parece fantasioso, mas temos que cobrar nossos direitos. Senão continuaremos recebendo um ensino pela metade.

• O ambiente escolar deve ser favorável para receber os alunos “ditos especiais”. Os funcionários devem ser capacitados, para dar suporte ao professor e assim atingir seus objetivos. O comprometimento é peça fundamental para o sucesso deste projeto. E o professor deve ser valorizado e estimulado a buscar mais e mais conhecimento que facilite o aprendizado do seu aluno.

• Encontramos situações absurdas de escolas desperdiçando comida, servindo merenda estragada, sem professores, sem infra-estrutura, enfim coisas tão absurdas, que parece mentira.

• Chega de utopia vamos à luta, temos a Lei a nosso favor. Chega de contar com pequenas ajudas (bolsa família) a nos enganar achando que com isso as crianças terão condições de estar atuante dentro de uma sala de aula. Mais importante que entrar em uma escola é se manter nela atuante e aprendendo.

Politicas em Educação I
Professora: Tanise

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