terça-feira, 15 de novembro de 2011

Construção de um planejamento através das inteligências multiplas

Muito interessante este exercício, foi um desafio, pois não possuo experiência alguma. Mas valeu a pena, foi possível conhecer um pouco da prática, e exercitar a criatividade.


Disciplina: Planejamento Educacional
Nome: Bianca Aline Silva
Título do projeto: Nosso Estado, Nossa História
Turma: 4 série
Duração: 5 dias
Objetivo(s) do projeto(s): Proporcionar aos alunos um maior conhecimento sobre o estado do Rio Grande do Sul.
Resultados previsto(s) para o(s) alunos(s): Os alunos serão capazes de explicar a história do estado, assim como ter conhecimento de sua cultura, dados geográficos e numéricos.
Recursos ou material da aula: formulação de cartaz, pesquisa em livros e internet, cd’s musicais, EVA.
Atividades de aprendizagem:
Lingüísticas: pesquisar sobre a história de Rio Grande do Sul, montagem de um cartaz contendo os dados resultantes da pesquisa (principais acontecimentos).
Visuoespaciais e naturalistas: os alunos deverão trazer fotos pessoais dos pontos turísticos do Estado onde já estiveram, ou recortar de jornais, revistas imagens dos mesmos. Assim sendo, cada aluno devera expor para a turma o que aquele lugar representou para si, falar a respeito do que achou mais bonito, o motivo da escolha etc.
Musicais, intrapessoais, interpessoais e corporal-cinestésicas: divididos em grupos os alunos deverão pesquisar sobre a origem da musica típica gaúcha, após a pesquisa compor uma letra de música ou formular um poema a respeito do Rio Grande do Sul.
 Posteriormente promover a tarde da roda de chimarrão, onde os alunos poderão trazer algum prato típico da cultura gaúcha que acompanha a roda de chimarrão (bolo de milho, rapaduras etc), vir trajados  de prenda ou gaúcho, e dançar  ao som de musicas  gauchescas.  Ao final cada grupo apresentará aos colegas a composição da música ou a leitura do poema.
Lógico-matematicas: após visualizar o mapa do Estado, e conhecer seus dados numéricos (população, números de municípios, fronteira), os alunos divididos em grupos devem recortar em EVA as regiões e montar como em um quebra cabeça o mapa do Estado, descriminando em cores cada região. O mapa será fixado em uma parede da sala de aula.
Procedimento de avaliação: os alunos serão avaliados durante todo o processo, assim como a participação e envolvimento nas atividades.

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