Na terça dia 27/09, iniciou-se a apresentação dos trabalhos da disciplina de Psicologia e Educaçãodo do Livro de Franco, Sergio Roberto Kieling, O Construtivismo e a Educação - 4ªed.(revista e ampliada), Porto Alegre, Mediação, 1995.
Abaixo segue o nosso trabalho, tópicos sobre o livro, que fizemos no power point.
CONSTRUTIVISMO: teoria ou TEORIA?
Escola nova;
Tecnicismo;
Psicogênese da língua escrita;
Epistemologia;
Empirismo;
Apriorismo.
EPISTEMOLOGIA GENÉTICA:A ORIGEM DA TEORIA
Behaviorismo; Gestalt.
UM MODO ESPECIAL DE PENSAR O MUNDO
Valorização do aluno enquanto sujeito; Interação- Relação; O conhecimento é,portanto fruto de uma relação.
A PSICOLOGIA GENÉTICA
Segundo Piaget: “Toda a assimilação implica em uma interpretação”.
“ Teoria da abstração”; Abstração empírica; Abstração reflexionante ou reflexiva; Pseudoempírica;
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO: O HOMEM EM BUSCA DE SUPERAÇÃO
1º estágio: sensório-motor; O nascimento da inteligência;
2º estágio: pré-operatório; Função simbólica: imitação diferida, o brinquedo simbólico e a fala; Irreversibilidade do pensamento – Pensamento transdutivo - Egocentrismo.
Operatório concreto;
Operatório formal;
O PAPEL DO PROFESSOR
O papel do professor não pode ser nem de um “expositor”, nem de um “facilitador”, mas sim de um problematizador.
A verdadeira construção do saber se dá coletivamente. Piaget diz: “Não há operação sem cooperação”.
O CONSTRUTIVISMO E A EDUCAÇÃO INFANTIL
Em que o construtivismo pode ajudar os professores de instituições de educação infantil?
A infância inicia no nascimento;
A importância do conteúdo(ou do currículo). “Nada se constrói em cima do nada”.
ALFABETIZAÇÃO: O RESPEITO AO PENSAMENTO DA CRIANÇA
A criança vai formulando hipóteses de como se lê e como se escreve;
Realismo nominal;
O processo de alfabetização é um processo de construção conceitual, um processo cognitivo, de pensamento.
Uma contribuição valiosa à educação especial
As classes especiais; Bloqueio psicológico; Desnutrição;
Turmas Homogêneas ou Heterogêneas?
Turmas homogêneas: facilitar o trabalho do professor, troca entre professor e aluno;
Turmas heterogêneas: Trocas entre alunos;
É necessário saber COMO o aluno está pensando, que tipo de raciocínio está construindo...
ABRINDO CAMINHOS PARA TODAS AS CIÊNCIAS
A educação é um ato essencialmente humano; A educação depende da política.
O professor utilizará o Construtivismo para trabalhar com:
Estudos Sociais, Ciências, Matemática....
A compreensão de como a criança pensa cada noção que é ensinada na escola vai contribuir muito para um êxito maior do processo educacional.
Lilian, Sandra e Vanessa Maidana
Esse trabalho foi muito interessante,mas dificil de compreensão...Mas foi um conhecimento que valeu a pena ser assimilado e acomodado...abraços Vanessa Maidana
ResponderExcluir