sábado, 1 de outubro de 2011

Livro: Documentos de Identidade: Uma introdução ás teorias do currículo/ Tomaz Tadeu da Silva - Ed.: 3/Autentica,2002

 Ontem dia 30/09, continuamos as apresentações dos trabalhos de Teoria do Currículo.

             Pedagogia do Oprimido versus Pedagogia dos Conteúdos

  Paulo Freire não desenvolveu uma teoria sobre o currículo, mas, em suas obras procurou responder uma questão curricular fundamental: "O que ensinar?".
  Freire critica a educação bancaria, porque somente o professor é o ativo e o aluno é o passivo, mas ele não se limita em apenas criticar, ele também apresenta uma solução para ela, que é a educação problematizadora, onde o professor e o aluno estão envolvidos no ato de conhecimento.

            O currículo como construção social: a "nova sociologia da educação"

 Os Estados Unidos fazia critica ao currículo tradicional e a Inglaterra á antiga sociologia, essas criticas ficaram conhecidas a partir do livro Knowledge and Control, que mais tarde passaria se chamar " Nova Sociologia da Educação" (NSE) e tomava como ponto departida o desenvolvimento de uma sociologia do conhecimento.

            Códigos e reprodução cultural : Basil Bernstein

Bernstein distingue dois tipos de organização estrutural do currículo:
Currículo tipo coleção: as áreas e campos de conhecimento são mantidos fortemente isolados e separados.
currículo tipo integrado: as distinções entre as diferentes áreas de conhecimento são muito menos nítidas, muito menos marcadas.

           Quem escondeu o currículo oculto?

 Há duas definições para se entender o currículo oculto, o primeiro é do Philip Jackson, "os grandes grupos, a utilização do elogio e do poder que se combina para dar um sabor distinto á vida de sala de aula coletivamente formam um currículo oculto, que cada estudante (cada professor) deve dominar se quiser se dar bem na escola"
 E uma segunda ideia, são as características estruturais da sala de aula e da situação de ensino, mais do que seu conteúdo explicito, que "ensinavam" certas coisas: as relações de autoridade, a organização espacial, a distribuição do tempo, os padrões de recompensa e castigo.

Grupo: Daiane,Fernanda Cardoso e Yulli

2 comentários:

  1. Depois de várias leituras, e fazendo uma aproximação com outros textos, posso compreender melhor este labirinto chamado Tomas Tadeu...

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  2. Nossa...
    foi um sufoco e tanto compreender Tomas Tadeu,mas enfim superamos este labirinto!!

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