domingo, 21 de novembro de 2010

Psicologia e Educação

Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social
Os estudos de Vygostky foca principalmente na relação do homem com o meio em que vive, a criança sofre influencias diretas do ambiente e das pessoas, para Vygotsky essa influência é fundamental para o desenvolvimento e sua aprendizagem, “na ausência do outro, o homem não se constrói homem”.  Ele rejeitava tanto as teorias inatistas, segundo as quais o ser humano já carrega ao nascer as características que desenvolverá ao longo da vida, quanto as empiristas e comportamentais, que vêem o ser humano como um produto dos estímulos externos, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem. 
A psicologia sócio-histórica, que tem como base a teoria de Vygotsky, concebe o desenvolvimento humano a partir das relações sociais que a pessoa estabelece no decorrer da vida. Nesse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão se nos dando diversos contextos sociais.
A sala de aula deve ser considerada um lugar privilegiado de sistematização do conhecimento e o professor um articulador na construção do saber. Todo aprendizado é necessariamente mediado – e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante do que o previsto por Piaget e outros pensadores da educação, para quem cabe à escola facilitar um processo que só pode ser conduzido pelo próprio aluno. Segundo Vygotsky, ao contrário, o primeiro contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento, a criança “se apropria” dele, tornando-o voluntário e independente.
                Atraves do contato da criança com jogos e brincadeiras em grupo, ela aprende desde cedo a viver em sociedade, os valores escondidos por trás do meio lúdico são fundamentais para o seu desenvolvimento, ela passa ater noções de regras, trabalho em grupo, espaço tudo o que fará parte da sua vida desde sempre.
“O que as crianças podem fazer com assistência de outros, pode ser em algum sentido um indicativo ainda melhor do seu desenvolvimento mental do que o que elas podem fazer sozinhas. Lev Vygostsky


Sara Windson Chaves Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário