sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Psicologia e Educação - Wallon

Na aula de hoje, falamos sobre Wallon e a sua importância no desenvolvimento da criança.
Aprendemos sobre o Pensamento Sincrético que seria quando a criança mistura muitas coisas, a criança tem dificuldades de separar as coisas, faz confusão, etc. Falamos também sobre o Pensamento Categorial que é o pensamento por categoria, que seria mais voltado para o adulto.
Wallon não distingue as fases do desenvolvimento da criança, e diz que é fundamental a criança estar interada com a cultura.
- A inteligência nasce da emoção.
- Valorização da ciência e da arte.
Wallon também diz que relação com o outro é necessária, mas que tem que haver uma separação para poder acontecer a construção do seu eu.
Ele diz que por volta dos 03 anos de idade, a criança passa a negar o outro, briga pela posse de objetos.. seria a fase do personalismo. E na adolescência, o jovem passa a dizer não ao adulto, o que significa o sim para si mesmo, seria a oposição.
Descobri que mesmo havendo a individualização, há momentos que temos que nos misturar com o outro, que seria o caso da paixão, do enamoramento, que é essencial para o ser humano.
E aprendemos que a escola tem que fazer o caminho contrário da família, não atendendo as demandas que a mesma impõe.





Paula Pires Blanco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário