sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Aulas integradas:exercício de análise - Toria do Currículo

Aceitando o convite da Professora Síntia Ebert, assistimos o Filme Sociedade dos Poetas Mortros.
Este trabalho é um exercício de análise que se constitui em uma tentativa de inscrever uma produção cinematográfica no campo de abordagens dos temas que contemplamos no currículo do Curso de Pedagogia Foi desta forma que as turmas compreenderam o cinema como prática social, ou seja, os meios pelos quais os significados sociais são gerados pela cultura através das representações dos modos de vida e sistema de valores de uma sociedade.
As representações presentes neste filme estão impregnadas pelo "peso" de valores culturais tradicionais caros à Modernidade.

Tradição, honra, disciplina, excelência...


O filme Sociedade dos Poetas Mortos traz um modelo de escola marcada por concepções de tempo e espaço codificados pelo ritmo do relógio, do tempo certo e adequado a cada função, onde o espaço é racionalizado e aproveitado para os fins da Educação; educar dentro dos limites da tradição.

O filme Sociedade dos Poetas Mortos é uma história de padronização, da regulação e da busca da excelência através da competição, do ser o melhor, do ser eficiente, do ter as notas melhores, de estar nos cursos "certos".

Com certeza, fizemos muitas ligações com nossas aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário