PROFESSOR: ROGÉRIO FOSCHIERA
ALUNA: DALVA ELIANE ANTUNES DOS SANTOS
PLANO DE UNIDADE INTERDISCIPLINAR COM SEQUÊNCIAS DE DESENVOLVIMENTO
TEMA: Relação entre seres: animais em extinção
RECURSOS E MATERIAL:
Filme: Era do Gelo I, imagens de cadeias alimentares e animais que se alimentam,frutas da estação, farinha de trigo, água, tinta guache ou anilina caseira, sal, laboratório de informática, DVD e televisão.
Habilidades Lingüísticas
RESULTADO DO ALUNO: Relatar cenas do filme que signifiquem animais em extinção e se alimentando.
TAREFAS DE DESENVOLVIMENTO: Escolher um personagem chave. Procurar na internet dados sobre animais em extinção.
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO: Apresentar o esboço ao final da pesquisa
Habilidades Matemáticas
RESULTADO DO ALUNO: Aplicar as imagens e criar um apresentação em ppt em grupo.
TAREFAS DE DESENVOLVIMENTO: Usando os dados pesquisados criar em grupo uma apresentação em ppt sobre a relação entre os seres vivos
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO: Apresentar o ppt em grupo
Habilidades Visuais
RESULTADO DO ALUNO: Criar animais a partir da confecção da massa de modelar caseira.
TAREFAS DE DESENVOLVIMENTO: Fazer a massa de modelar caseira e construir animais de escolha individual.
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO: Fazer uma exposição para a turma dos trabalhos.TAREFAS DE DESENVOLVIMENTO: Fazer a massa de modelar caseira e construir animais de escolha individual.
Habilidades Cinestésicas
RESULTADO DO ALUNO: Montar um cartaz explicando a cadeia alimentar.
TAREFAS DE DESENVOLVIMENTO: Criar o cartaz usando setas, diagrama ou fluxograma.
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO: Apresentar o seu trabalho para a turma. Expor na sala de aula.
Habilidades Musicais
RESULTADO DO ALUNO: Colocar a canção “A língua dos animais” de Rogério Azevedo, e cantar com as crianças.
TAREFAS DE DESENVOLVIMENTO: Ouvir a música “A canção dos animais” de Rogério Azevedo. Cantar e acompanhar a canção.
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO: Acompanhar a canção gravada com seu tempo.
Habilidades Interpessoais
RESULTADO DO ALUNO: Participar de um grupo fazer um levantamento dos animais em extinção existentes na região
TAREFAS DE DESENVOLVIMENTO: Organizar um grupo de alunos para fazerem um levantamento dos animais em risco de extinção na região.conversar sobre as conseqüências diretas e indiretas da mudança da cadeia alimentar.
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO: Observar os registros, avaliando se os alunos entenderam a relação de interdependência entre os animais.
Habilidades Intrapessoais
RESULTADO DO ALUNO: Escrever uma frase que simbolize o desequilíbrio na cadeia alimentar.
TAREFAS DE DESENVOLVIMENTO:Estimar o que ocorre com diminuição ou extinção de indivíduos que se alimentam dessa população e o aumento do número de organismos que serviam de alimento para ela e o que isso significa.
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO: Observar os registros, avaliando se os alunos entenderam a relação de interdependência entre os animais.
Habilidades Naturalistas
RESULTADO DO ALUNO: Assistir o filme: Era do Gelo I .
TAREFAS DE DESENVOLVIMENTO: Assistir o filme e fazer anotações sobre animais em extinção e cadeia alimentar.
MEDIDAS DE AVALIAÇÃO: Discutir as anotações finais.
SEQUÊNCIA DA UNIDADE: Iniciar com Habilidades Naturalistas, lingüísticas, cinestésicas, visuais, matemáticas, interpessoais, intrapessoais e musicais.
FECHAMENTO DA UNIDADE: Exposição dos trabalhos para a escola.
Dalva, muito legal teu trabalho.
ResponderExcluirAna Paula Vasconcellos