quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Planejamento de Aula/Unidade com as Inteligências Múltiplas, por Dalva Santos

Título da Aula: As Vitaminas

1.Objetivo: Os alunos compreenderem a importância das vitaminas para a saúde através das oito inteligências.

2. Resultado(s) previsto(s)para o(s)aluno(s): Os alunos serão capazes de identificar a ação das vitaminas para o crescimento e desenvolvimento do organismo e manutenção da saúde.

3. Recursos ou material da aula: livros de ciências, quebra-cabeça, jogo da memória das frutas, papel EVA, cola, frutas da estação, canetinhas, musica: salada de frutas de Francis Monteiro, aparelho de DVD e TV.

4. Atividades de Aprendizagem:
4.1 Linguisticas: Procurar no livro de Ciências os tipos de vitaminas, observando o vocábulario.
4.2 Visuoespaciais: Os alunos farão uma tabela demonstrando as vitaminas e sua ação na organismo.
4.3. Musicais: Reproduzir a música: "Salada de frutas" de Francis Monteiro e solicitar aos alunos que escrevam uma música sobre as vitaminas.
4.4 Intrapessoais: Refletir sobre sua alimentação e escrever uma frase sobre qual vitamina está mais presente em sua alimentação e qual está deficiente.
4.5 Lógico-Matemáticas:Montar quebra-cabeça das frutas e jogar o jogo da  memória das frutas.
4.6 Corporal-Cinestésicas: Planejar uma refeição saúdavel.
4.7 Interpessoais: Debater sobre a importância das vitaminas para a manutenção da saúde.
4.8 Naturalistas:Organizar um lanche com frutas da estação para explorar os tipos de vitaminas presente em cada uma delas.

5. Sequência da aula/unidade
  1. Linguisticas
  2. Intrapessoais
  3. Visuoespaciais
  4. Interpessoais
  5. Lógico-Matemáticas
  6. Corporal-Cinestésicas
  7. Naturalistas
6. Procedimentos de Avaliação
  • Avaliar a tabela das vitaminas, pedir aos alunos que façam uma auto-avaliação oral sobre o entendimento e aprendizagem do conteúdo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário