quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Planejamento Educacional - Paulo Freire: Temas Geradores por Dalva Santos e Aline Santos.


Este trabalho está dividido em duas partes: a primeira traz a bibliografia de Paulo Freire e suas principais obras, e a segunda apresenta os pressupostos do método de Paulo Freire, obtendo dados através de uma pesquisa bibliográfica em livros e sites, cujo objetivo é apresentar as acadêmicas do Curso de Pedagogia a proposta dos Temas Geradores para a Disciplina de Planejamento Educacional no segundo semestre 2010.
De acordo com Feitosa (1999), Paulo Freire marcou uma ruptura na história pedagógica de seu país e da América Latina. Através da criação da concepção de educação popular ele consolidou um dos paradigmas mais ricos da pedagogia contemporânea rompendo radicalmente com a educação elitista e comprometendo-se verdadeiramente com homens e mulheres.
Seu projeto educacional sempre contemplou essa prática, construindo sua teoria do conhecimento com base no respeito pelo educando, na conquista da autonomia e na dialogicidade enquanto princípios metodológicos. Esse pensar crítico e libertador que permeia sua obra, serve como inspiração para educadores do mundo inteiro que acreditam ser possível unir as pessoas numa sociedade com eqüidade e justiça. Isso faz com que Paulo Freire seja hoje um dos educadores mais lidos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário