sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Papel da escola na contemporaneidade - Teoria do Currículo

- Sugira um nome para a escola X e outro para escola Y. Escola X - Escola Ordem e Progresso.
(tendência liberal tradicional)
Escola Y - Escola Inovando o Saber.
(tendência liberal tradicional não diretiva)

- É possível uma transição da Escola X para a Escola Y?
Com certeza, se os professores demonstrarem força de vontade e motivação para buscar o conhecimento e o auxílio necessário da escola para conseguir uma educação que se alinhe com os interesses e os processos sociais dos alunos.

- Comente as possíveis dificuldades dessa transição.
* dificuldade de adequação de métodos;
* paciência e tempo disponível para a busca da inovação;
* deixar o vinculo com os seus costumes;
* priorizar o centro de interesses dos alunos.

- Que contribuições estamos dispostos a oferecer para essa tranformação?
* aulas mais dinâmicas;
* utilizar as inteligências múltiplas para despertar interesse dos alunos;
* buscar aprimorar conhecimento da realidade dos alunos;
* mudar a sua postura e deixar de ser tão tradicional;
* filtrar as informações oferecidas pela mídia e utilizar em sala de aula.
Um pensamento mais inovado, idéias diversificas e recepctivas, ver o aluno não só como receptor de conhecimento.

- O que tem o nome?
Escola X - Ordem e Progresso - o nome busca deixar claro a questão do respeito, da autoridade, dos métodos tradicionais e da disciplina. 
Escola Y - Inovando o Saber - o nome busca viabilizar a capacidade das idéias e dos interesses dos alunos tendo uma visão renovada. Tornando o professor um facilitador do saber. 


Nomes: Camila, Eveline, Gabriele, Graziela e Lisiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário