sábado, 20 de novembro de 2010

Processos Neurológicos

O que é PRAZER?O prazer é gerado especificamente por sistemas neurais dedicados a recompensar o próprio cérebro com sensações agradáveis quando o objetivo de suas ações é alcançado, ou ele é surpreendido por alguma novidade interessante. Ganhar dinheiro, comer, dormir, fazer atividades físicas ou uma noite de amor são eventos que deixam esses sistemas especialmente ativados.

O prazer em situações de perigo
Algumas pessoas sentem prazer ao lidar com o perigo. O coração acelera, a circulação sanguínea dá privilégio aos músculos, o metabolismo aumenta e as reservas de gordura começam a ser destruídas para liberar energia.Essas mudanças ocorrem graças aos hormônios esteróides.

Sistema de recompensa
Tudo o que é bom, a gente quer mais. E o que faz o cérebro lembrar e pedir mais?É o feixe prosencefálico medial, que contem fibras nervosas, e que quando estimulado, ativa tanto as entradas quanto as saídas ligadas ao sistema motor.

Banho de loja cura?
As mulheres sabem o que é compulsão? E vício?É um tipo de desejo obsessivo, mas esse desejo não acontece só em casos de dependentes químicos, isto ocorre também quando por exemplo, mulheres entram em surtos periódicos de compras. Como as drogas, um dia no shopping costuma ser precedido de ansiedade e depressão.Sexo, comida e até mesmo ganhar dinheiro podem produzir reações e se tornar vícios.Mas como sustentar o vício? Alguma alteração deve acontecer no sistema, de modo que cada vez mais é necessário para proporcionar o mesmo prazer. É o mesmo caso dos dependentes químicos.

Tamara Andrade e Paula Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário