sábado, 20 de novembro de 2010

Políticas II

A reforma como política educacional dos anos 90

A política educacional brasileira abrange as iniciativas dos 27 sistemas estaduais e 5600 sistemas municipais. Alguns exemplos de investimento na educação foi a Escola plural de Belo Horizonte e escola cidadã de Porto Alegre se tornaram referência no cenário nacional.


A prioridade do estado na década de 90
Foram criados os programas “Acorda Brasil! Tá na hora da escola!", aceleração da aprendizagem, guia do livro didático( primeira a quarta série)e a mais importante que é o bolsa família.


Exemplo de projeto produzido pelo Brasil
O melhor exemplo produzido pelo Brasil até agora é a iniciativa denominada ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA, criado em janeiro de 97 trata-se de um projeto do programa COMUNIDADE SOLIDÁRIA, vinculada diretamente a presidência da república. Este projeto por meio de campanha do tipo " adote um aluno" estabelece parceria com a sociedade para combater o analfabetismo na faixa etária de 12 a 18 anos. Direcionada aos municipios mais pobres contabilizou ate junho de 1999, 571 municipios beneficiados.


A refoma básica
Em 17 de abril de 1987 o governo estabeleceu a separação formal entre ensino médio e técnico. O ensino técnico foi reestruturado e passou a contar com três níveis: básico(que não depende de escolariedade anterir), técnico(que supõe no nível médio) e o tecnologico( curso superiores de curta duração).

Tamara Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário