quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Inteligências Múltiplas (Planejamento Educacional)/2

Plano de unidade interdisciplinar com sequências de desenvolvimento

Tema: Reconhecendo as cores

Recursos e Material: Tintas, verduras, flores, painéis, jogos, atividade de linguagem...

Habilidades Linguisticas
Resultados do Aluno: Aprimorar a escrita e a leitura.
Tarefas de Desenvolvimento: 
* elaboração de um poema conjunto envolvendo as cores;
* treino ortográfico;
* confecção de uma fábula.
Medidas de Avaliação: Apresentação das composições dos alunos.

Habilidades Matemáticas
Resultados do Aluno: Reconhecer as figuras geométricas das cores.
Tarefas de Desenvolvimento:
* construção dos blocos lógicos;
* bingo das cores.
Medidas de Avaliação: Observação do desenvolvimento dos jogos.

Habilidades Visuais
Resultados do Aluno: Identificar o processo de transformação das cores.
Tarefas de Desenvolvimento:
* oficina das cores com tinta;
* atividades com frutas e verduras para ver sua coloração.
Medidas de Avaliação: Participação e interesse deles pela atividade.

Habilidades Cinestésicas
Resultados do Aluno: Aprimorar a motricidade ampla e do freio inibitório.
Tarefas de Desenvolvimento: 
* execução da brincadeira "elefante colorido";
* música da Xuxa "cores".
Medidas de Avaliação: Desenvoltura da atividade.

Habilidades Musicais
Resultados do Aluno: Aprimorar linguagem e concentração.
Tarefas de Desenvolvimento:
* construção de um trava-línguas;
* construção de uma paródia das cores.
Medidas de Avaliação: observação da linguagem e da criatividade.

Habilidades Interpessoais
Resultados do Aluno: Conscientizar os alunos sobre o uso das flores e a importância da natureza.
Tarefas de Desenvolvimento:
* separação dos materiais trazidos de casa "flores";
* construção de uma floreira.
Medidas de Avaliação: Conscientização com o meio ambiente.

Habilidades Intrapessoais
Resultados do Aluno: Aprimorar motricidade fina.
Tarefas de Desenvolvimento:
* confecção do painel com as flores plantadas pelos alunos;
* toda com a explicação dos significados das cores para cada um.
Medidas de Avaliação: Participação e valorização significativa.

Habilidades Naturalistas
Resultados do Aluno: Noção de espaço e tempo.
Tarefas de Desenvolvimento:
* um passeio reconhecendo as cores da natureza;
* um sanduíche das cores.
Medidas de Avaliação: Entendimento e compreensão das cores.

Fechamento da Unidade: Passeio e confecção do sanduíche das cores (piquenique).

Alunas: Gabriele, Graziela e Lisiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário