terça-feira, 30 de abril de 2013

Transformações sociais, currículo e cultura
Com a democratização do acesso, adentraram à escola representantes de grupos culturais, até então, alijados desse direito. Se outrora, os conhecimentos socializados pelo currículo advinham dos grupos situados em condições privilegiadas sem qualquer questionamento, neste momento, tal perspectiva enfrenta o desafio da sociedade multicultural.
É lícito que as políticas em torno da reconfiguração social atravessam inevitavelmente o debate curricular. A partir daí, foi gerado um certo consenso que afirma a democratização dos conhecimentos no currículo como ação em prol do reconhecimento das diversas culturas que compõem a sociedade. Alinhando-se a esse movimento, uma transformação curricular implicará não somente no estudo do patrimônio cultural dos grupos desprovidos de poder, como também, na desconstrução crítica dos conhecimentos oriundos da cultura hegemônica



Globalização: pensando neste fenômeno na escola.

- Contexto democrático;
- Sociedade multicultural;
- Função social da escola.




Teorias curriculares

- Teorias tradicionais;
- Teorias críticas;
- Teorias pós-críticas.




Cultura

- Cultuar, cultivar (Grécia Antiga);
- Estado de espírito
- Associada à razão e civilização (Iluminismo);
- Fator de identidade (Alemanha, século XIX);
- Modo de produção de classe (Inglaterra, século XIX).
Cultura da Antropologia
- Evolucionista (Taylor);
- Relativista (Boas);
- Funcionalista (Malinowiski);
- Sistêmica (Durkhein);
- Interpretativa (Geertz).

Cultura, o olhar dos Estados Culturais
- Campos de lutas (Hall);
- Incorporação;
- Distorção;
- Resistência;
- Negociação

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