quinta-feira, 29 de novembro de 2012


ALUNAS: Fernanda Assis, Ana Paula, Vanessa Nunes, Luana W.
DISCIPLINA: História da Educação II
Professor: José Luis
Trabalho feito em aula, sobre o CAPITULO 9, Século XIX- a educação nacional

O fenômeno da urbanização acelerada, decorrente do capitalismo industrial, criou forte expectativa com respeito à educação, pois a complexidade do trabalho exigia melhor qualificação da mão de obra.
Na Inglaterra, por tradição o Estado tinha pequena intervenção, e a educação continuou como função da sociedade civil, onde as Igrejas ou fundações particulares subvencionavam.
A partir de 1830 o Estado implantou medidas para exercer maior controle sobre o ensino público, que de início foram frequentadas por crianças das classes ricas. Em meados do século XIX, auxiliou essas escolas e pronuncio-se sobre a obrigatoriedade do ensino e a exigência de gratuidade.
O socialista utópico Robert Owen (1771-1858), impressionado com as condições de vida dos operários ingleses, fundou escolas para os filhos dos trabalhadores, a escola dominical.
Com o crescimento industrial, a sociedade necessitava da ampliação da alfabetização, e surgiram diversas propostas. Bell(1753-1832) e Lancaster (1778-1838),  aplicaram o ensino mútuo, ou sistema monitoral, onde o professor não ensina todos os alunos, mas prepara apenas os melhores que por sua vez atendem a grupos de colegas. Para que o sistema funcionasse, havia rígida disciplina. Esse processo barateava os custos, os resultados não eram os melhores, já que os monitores eram escolhidos entre os alunos. Assim comenta a professora Maria Helena Camara Bastos: “As críticas formladas ao método monitorial/mútuo centram-se na incompetência dos monitores, na maioria das vezes incapazes de fornecer explicações complementares, ou de adaptar-se ao nível de compreensão de seus colegas.”

Em todo caso, a ideia entusiasmou muita gente por algum tempo, também ora da Inglaterra, como na França, nos Estados Unidos e inclusive no Brasil, onde várias leis de diversos estados estimularam a adoção do método ensino mútuo ou monitoral, durante o período monárquico.

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