quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Aluna: Fernanda Assis de Souza 
Disciplina: Políticas Educacionais I 
Conclui após a leitura do texto que direitos humanos são direitos e liberdade básica de todos os seres humanos, podendo se estender a liberdade de expressão e pensamento.
O texto mostrou a constituição de 1988, que consagrou a tarefa de educar e ser educado, porém precisa ter a colaboração tanto da sociedade, quanto do Estado, para que os direitos humanos fundamentais poderem alcançar a efetividade. Tanto que na declaração Universal, que a carta brasileira nos fala, que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, tem que ter a colaboração da sociedade para o desenvolvimento do sujeito, exercendo a cidadania.
Então com base no texto existem três fatores que são; direitos humanos, cidadania e a educação, que poderá fazer com que tenhamos um Estado Democrático. Pois teremos então o exercício dos direitos e liberdades fundamentais decorrentes da condição do ser humano.
A educação em direitos humanos tem por princípios passar a ética fundamental, orientando as ações das gerações presentes e futuras, sempre visando reconstruir os direitos e a cidadania no país.
E tenho a percepção que para termos uma cidade, um município, um país... constituídos fortemente, com uma boa educação, não podemos deixar nunca de passarmos os valores corretos aos alunos, pois dentro da sala de aula, não é só a função de passar conteúdo que cabe a um educador, e sim passar lições de moral e ética, tentando sempre construir cidadãos mais coerentes e bem instruídos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário