quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Currículo escolar poderá ter disciplinas de ética

Agência Senado - O Globo - 10/09/2012 - Rio de Janeiro, RJ


Com relatório favorável do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), vai a votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta terça-feira (11), projeto de lei que torna obrigatória a inclusão de duas disciplinas de ética nos currículos escolares.

A proposta (PLS 2/2012), do senador Sérgio Souza (PMDB-PR), modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei 9394/1996) incluindo a disciplina Cidadania Moral e Ética como obrigatória para o ensino fundamental. Por sua vez, no currículo do ensino médio passa a ser incluída a disciplina Ética Social e Política.

Sérgio Souza justificou o projeto lamentando a discrepância entre a boa colocação do Brasil no campo econômico e os elevados índices de corrupção e ineficiência da Justiça, situação que, em seu ponto de vista, pede uma política educacional voltada para a formação moral e ética das crianças brasileiras. No mesmo sentido, Cristovam Buarque sublinha a importância da matéria, considerando que “faz-se necessário que a escola oriente a formação do caráter dos nossos jovens, fortalecendo a formação dada no núcleo familiar”.

O projeto será votado pela CE em decisão terminativa.


Fica o convite para comentários sobre o assunto.
Professora Maria Ines

Um comentário:

  1. Bom,penso que será interessante para a formação de nossos alunos,pois será uma maneira de ao menos tentar melhorar e fazer com que desde bem jovens aprendam sobre ética,cidadania etc;E vejam a politica de outra maneira,que ajude de repente no futuro,e que possa mudar e não seja mais a vergonha que é.Toda mudança é valida para melhorar e acrescentar no nosso conhecimento.

    Vanessa Maidana

    ResponderExcluir