domingo, 1 de julho de 2012

Trabalho de Políticas Educacionais


Quando falamos em cidadania, primeira coisa que me vem à cabeça é o direito do voto, mas cidadania é muito mais, envolve todos os nossos direitos como cidadãos, o que podemos ou não, o que devemos ou não, na verdade é um conjunto de leis que deveriam ser para o nosso bem, conjunto de leis que no papel é bem interessante, mas na prática.... É lógico que algumas dessas leis foram ótimas e até que funcionaram. Já em contra partida podemos citar o artigo XXVI, que diz que:
       Todo ser humano tem direito a instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-instrucional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
       A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos,   e coadjuvará  as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.
       Se na prática essas leis funcionassem, metade dos nossos problemas estaria resolvidos, para inicio, nem todos conseguem frequentar as escolas, por muito motivos, e um deles é as diferenças sociais, que por lei não deveriam existir, que o ensino, mesmo sendo publico ainda não é acessível a todos por condições desumanas que muitas famílias ainda vivem, que por lei não deveria existir. São essas realidades que tornam as leis não tão verdadeiras, por existirem fatores na nossa sociedade que não cumprem com as “leis” que nos eram para serem garantidas.

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