sexta-feira, 6 de julho de 2012

Caros professores e alunos do Curso de Pedagogia

Chegamos a mais um final de semestre.
Este ano passou voando.
Foram muitos desafios, novos conhecimentos, novas práticas.
Momentos felizes, compartilhados e trilhados por todos nós.
Somos todos parte de um grande plano, seja ele escolar ou de vida.
Fica o convite para mantermos a luta por uma educação de qualidade.





Desejo boas férias e que voltem com as "baterias" carregadas para 2012/02

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Planejamento Educacional I


                  Olá Pessoal estou compartilhando com vocês meu texto que realizei na disciplina de Planejamento Educacional I, Professora Ana Gigante.
                  Relação entre o artigo “Se eu tivesse um chapéu assim, o que eu poderia ser, fazer e aprender?” e o texto do Fernando Hernández: “Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares”.

                Lendo o artigo das educadoras que descreve o relato das experiências que tiveram os alunos e delas próprias, sendo este um trabalho com projetos em “sala de aula”. Evidencia uma preocupação em promover a aprendizagem significativa dos alunos, de modo que haja um envolvimento e interesse de todos sendo, a professora e os alunos co-participantes.
                Como apresenta Hernández no texto e também no artigo existe um fio condutor (organização inicial), no artigo através de uma exploração da obra literária lida para os alunos  foi despertando interesse entre eles, assim surgindo atividades que instigaram fantasias e brincadeiras no âmbito escolar. Através dos livros contados para os alunos  fizeram um link com as atividades didáticas concretas, enfatizando o convívio do cotidiano das crianças.
                Assim como foi descrito por Hernández no texto o artigo cumpre com as funções do projeto que é “favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação: 1) o tratamento da informação, e a 2) relação entre diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos”, cujo esses possam seguir um sentido de aprendizagem globalizado de forma interdisciplinar.
                Destacaria que existe uma construção do conhecimento entre professor e aluno na abordagem com projetos como é referida no artigo e comentada, ou melhor ensinada e explica por Hernández.

                A avaliação poder ser diagnosticada através das relações que os alunos fazem e nos procedimentos.

Projeto

         No primeiro período do de 2012 concluí o 1º semestre do curso de Pedagogia, com a disciplina de Filosofia da Educação e comecei o 2º semestre com as disciplinas de Teoria do Currículo e Planejamento Educacional. Na aula do dia 05/07/2012 construímos em grupo um Projeto em sala de aula, o Assunto " A Seca no Rio Grande do Sul ". Cada uma de nós lemos publicações de jornais, o meu assunto foi " Retirantes Gaúchos ", sobre produtores rurais que devido a seca tiveram baixas em suas produções, e precisaram prestar serviços em outros ramos para poder sustentar suas famílias. O Título foi " As transformações climáticas no Rio Grande do Sul ", a natureza vem sofrendo agressões cotidianamente, devido a essas agressões do homem, estão ocorrendo significativas alterações climáticas mudando a "cara" do Rio Grande do Sul, foi a nossa Justificativa. Levantamos perguntas para Problematização, Objetivos gerais e Objetivos Específicos. E planejamos o Desenvolvimento do Projeto que pode ser feito atavés de pesquisas em jornais, revistas, internet; colher dados, organizá-los em quadros e comunicá-los através de um gráfico; organizar um texto que contenha ideias expressas em gráficos; tudo referente ao assunto do projeto que desenvolvemos. Esta aula foi muito proveitosa pra mim, como foi todas as aulas do semestre deste ano, começo o próximo com uma ótima expectativa. Sucesso!!! 
Disciplina: Planejamento Educacional
Professora: Ana Maria Beltrão Gigante 

Planejamento Educacional





CONSIDERAÇÕES SOBRE AVALIAÇÃO


domingo, 1 de julho de 2012

Trabalho de Políticas Educacionais


Quando falamos em cidadania, primeira coisa que me vem à cabeça é o direito do voto, mas cidadania é muito mais, envolve todos os nossos direitos como cidadãos, o que podemos ou não, o que devemos ou não, na verdade é um conjunto de leis que deveriam ser para o nosso bem, conjunto de leis que no papel é bem interessante, mas na prática.... É lógico que algumas dessas leis foram ótimas e até que funcionaram. Já em contra partida podemos citar o artigo XXVI, que diz que:
       Todo ser humano tem direito a instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-instrucional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
       A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos,   e coadjuvará  as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.
       Se na prática essas leis funcionassem, metade dos nossos problemas estaria resolvidos, para inicio, nem todos conseguem frequentar as escolas, por muito motivos, e um deles é as diferenças sociais, que por lei não deveriam existir, que o ensino, mesmo sendo publico ainda não é acessível a todos por condições desumanas que muitas famílias ainda vivem, que por lei não deveria existir. São essas realidades que tornam as leis não tão verdadeiras, por existirem fatores na nossa sociedade que não cumprem com as “leis” que nos eram para serem garantidas.