quinta-feira, 5 de julho de 2012

Planejamento Educacional I


                  Olá Pessoal estou compartilhando com vocês meu texto que realizei na disciplina de Planejamento Educacional I, Professora Ana Gigante.
                  Relação entre o artigo “Se eu tivesse um chapéu assim, o que eu poderia ser, fazer e aprender?” e o texto do Fernando Hernández: “Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares”.

                Lendo o artigo das educadoras que descreve o relato das experiências que tiveram os alunos e delas próprias, sendo este um trabalho com projetos em “sala de aula”. Evidencia uma preocupação em promover a aprendizagem significativa dos alunos, de modo que haja um envolvimento e interesse de todos sendo, a professora e os alunos co-participantes.
                Como apresenta Hernández no texto e também no artigo existe um fio condutor (organização inicial), no artigo através de uma exploração da obra literária lida para os alunos  foi despertando interesse entre eles, assim surgindo atividades que instigaram fantasias e brincadeiras no âmbito escolar. Através dos livros contados para os alunos  fizeram um link com as atividades didáticas concretas, enfatizando o convívio do cotidiano das crianças.
                Assim como foi descrito por Hernández no texto o artigo cumpre com as funções do projeto que é “favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação: 1) o tratamento da informação, e a 2) relação entre diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seus conhecimentos”, cujo esses possam seguir um sentido de aprendizagem globalizado de forma interdisciplinar.
                Destacaria que existe uma construção do conhecimento entre professor e aluno na abordagem com projetos como é referida no artigo e comentada, ou melhor ensinada e explica por Hernández.

                A avaliação poder ser diagnosticada através das relações que os alunos fazem e nos procedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário