Disciplina: História da Educação II / Professora: Maria Inês Galvez.
Paulo Reglus Neves Freire
Paulo Reglus Neves Freire
Foi um educador e filosofo brasileiro. É considerado
um dos pensadores mais notáveis na historia da Pedagogia mundial. Nasceu no dia
19 de setembro de 1921 em Recife, Pernambuco. Aprendeu a ler e a escrever com
os pais, à sombra das árvores do quintal da casa em que nasceu. Tinha oito anos
quando a família teve que se mudar para Jaboatão. Aos 13 anos perdeu o pai e
seus estudos tiveram que ser adiados. Entrou no ginásio com 16 anos. Aos 20
conseguiu uma vaga na Faculdade de Direito do Recife. Foi um homem de ideias e
de uma prática renovadora progressista e democrática. O estudo da linguagem do
povo foi um dos pontos de partida da elaboração pedagógica de Paulo Freire,
para o que também foi muito significativo o seu envolvimento com o Movimento de
Cultura Popular (MCP) do Recife. Sua família fazia parte da classe média, mas
Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância, durante a depressão de 1929,
uma experiência que o ajudou a construir seu revolucionário método
alfabetização.
Foi um dos
fundadores do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife e seu
primeiro diretor. Através desse trabalho elaborou os primeiros estudos de um
novo método de alfabetização, que expôs em 1958. As primeiras experiências do
Método Paulo Freire começaram na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em
1962, onde 300 trabalhadores foram alfabetizados em 45 dias. No ano seguinte,
foi convidado pelo presidente João Goulart para repensar a alfabetização de
adultos em âmbito nacional. O golpe militar interrompeu os trabalhos e reprimiu
toda a mobilização popular. Paulo Freire foi preso, acusado de comunista.
Foram 16 anos de exílio, dolorosos, mas também muito
produtivos: uma estadia de cinco anos no Chile como consultor da UNESCO no
Instituto de Capacitação e Investigação em Reforma Agrária, uma mudança para
Genebra, na Suíça em 1970, para trabalhar como consultor do Conselho Mundial de
Igrejas, onde desenvolveu programas de alfabetização para a Tanzânia e
Guiné-Bissau, e ajudou em campanhas no Peru e Nicarágua, em 1980, voltou
definitivamente ao país, passando a ser professor da PUC-SP e da Universidade
de Campinas (Unicamp). Freire tornou-se uma inspiração para a geração de
professores, especialmente da América Latina e na África.
A
sua pratica didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o
objeto de estudo fazendo uso de uma pratica dialética com a realidade, em
contraposição á por ele denominada educação bancaria, tecnicista e alienante: o
educando criaria sua própria educação, fazendo ele o próprio caminho, e não
seguindo um previamente construído. O educando criaria e seguiria o rumo de seu
aprendizado.
Etapas do método
Etapas do método
1- Etapa de Investigação: busca conjunta entre
professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno,
dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
2- Etapa de Tematização: momento da tomada de
consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e
palavras.
3- Etapa de Problematização: etapa em que o
professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do
mundo, para uma postura conscientizada.
•O método As palavras geradoras: o processo proposto
por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos.
Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados
pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base
para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23
palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras
geradoras, elas são apresentadas em cartazes com imagens. Então, nos círculos
de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela
turma.
•A silabação: uma vez identificadas, cada palavra
geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao
método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica,
com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)
•As
palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as
famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.
•A conscientização: um ponto fundamental do método é
a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras.
Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de
codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de
adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a
compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.
Paulo Freire morreu no dia 2 de maio de 1997, aos 76
anos de idade, em plena atividade de educador e de pensador. Paulo Freire dizia
que, enquanto a escola conversadora procura acomodar os alunos ao mundo
existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquieta-los. Foi o
brasileiro mais homenageado da historia.
Paulo Freire
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Oi!!! Gurias
ResponderExcluirO trabalho de vocês foi muito proveitoso,acrescentando saberes fundamentais para a nossa jornada acadêmica e para nossa vida.
Pois sabemos que Freire um grande educador e filósofo e é um fundamental para nossa educação, inclusive com o seu método, o tema gerador que é utilizado muito nas escolas, pena que às vezes é usado erroneamente,mas com a contribuiçao de vocês acredito que possa esclarecer muitas dúvidas.
E a duvida era o que falar e apresentar de Paulo Freire né meninas?! Mas com certeza o que foi apresentado sobre ele foi muito proveitoso e deu pra entender um pouco mais da vida e da metodologia deste educador!
ResponderExcluirTrabalho bem legal!