quarta-feira, 6 de junho de 2012

A Escola Paulo Freire


Disciplina: História da Educação II / Professora: Maria Inês Galvez.
Paulo Reglus Neves Freire



Foi um educador e filosofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na historia da Pedagogia mundial. Nasceu no dia 19 de setembro de 1921 em Recife, Pernambuco. Aprendeu a ler e a escrever com os pais, à sombra das árvores do quintal da casa em que nasceu. Tinha oito anos quando a família teve que se mudar para Jaboatão. Aos 13 anos perdeu o pai e seus estudos tiveram que ser adiados. Entrou no ginásio com 16 anos. Aos 20 conseguiu uma vaga na Faculdade de Direito do Recife. Foi um homem de ideias e de uma prática renovadora progressista e democrática. O estudo da linguagem do povo foi um dos pontos de partida da elaboração pedagógica de Paulo Freire, para o que também foi muito significativo o seu envolvimento com o Movimento de Cultura Popular (MCP) do Recife. Sua família fazia parte da classe média, mas Freire vivenciou a pobreza e a fome na infância, durante a depressão de 1929, uma experiência que o ajudou a construir seu revolucionário método alfabetização.

 Foi um dos fundadores do Serviço de Extensão Cultural da Universidade do Recife e seu primeiro diretor. Através desse trabalho elaborou os primeiros estudos de um novo método de alfabetização, que expôs em 1958. As primeiras experiências do Método Paulo Freire começaram na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, em 1962, onde 300 trabalhadores foram alfabetizados em 45 dias. No ano seguinte, foi convidado pelo presidente João Goulart para repensar a alfabetização de adultos em âmbito nacional. O golpe militar interrompeu os trabalhos e reprimiu toda a mobilização popular. Paulo Freire foi preso, acusado de comunista.

Foram 16 anos de exílio, dolorosos, mas também muito produtivos: uma estadia de cinco anos no Chile como consultor da UNESCO no Instituto de Capacitação e Investigação em Reforma Agrária, uma mudança para Genebra, na Suíça em 1970, para trabalhar como consultor do Conselho Mundial de Igrejas, onde desenvolveu programas de alfabetização para a Tanzânia e Guiné-Bissau, e ajudou em campanhas no Peru e Nicarágua, em 1980, voltou definitivamente ao país, passando a ser professor da PUC-SP e da Universidade de Campinas (Unicamp). Freire tornou-se uma inspiração para a geração de professores, especialmente da América Latina e na África.

A sua pratica didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma pratica dialética com a realidade, em contraposição á por ele denominada educação bancaria, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele o próprio caminho, e não seguindo um previamente construído. O educando criaria e seguiria o rumo de seu aprendizado.      
   Etapas do método

1- Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.

2- Etapa de Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.

3- Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

•O método As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, elas são apresentadas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.

•A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)

            •As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.

•A conscientização: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.

Paulo Freire morreu no dia 2 de maio de 1997, aos 76 anos de idade, em plena atividade de educador e de pensador. Paulo Freire dizia que, enquanto a escola conversadora procura acomodar os alunos ao mundo existente, a educação que defendia tinha a intenção de inquieta-los. Foi o brasileiro mais homenageado da historia.



ALINE NUNES / FERNANDA RAMIRES E GENESSI SOUZA







2 comentários:

  1. Oi!!! Gurias

    O trabalho de vocês foi muito proveitoso,acrescentando saberes fundamentais para a nossa jornada acadêmica e para nossa vida.
    Pois sabemos que Freire um grande educador e filósofo e é um fundamental para nossa educação, inclusive com o seu método, o tema gerador que é utilizado muito nas escolas, pena que às vezes é usado erroneamente,mas com a contribuiçao de vocês acredito que possa esclarecer muitas dúvidas.

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  2. E a duvida era o que falar e apresentar de Paulo Freire né meninas?! Mas com certeza o que foi apresentado sobre ele foi muito proveitoso e deu pra entender um pouco mais da vida e da metodologia deste educador!
    Trabalho bem legal!

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