Comentário comparativo entre o texto “A Organização do Currículo
por Projetos de Trabalho” de Fernando Hernandez e Montserrat Ventura e o artigo
“Se eu tivesse um chapéu assim, o que eu poderia ser, fazer e aprender?”
Ao ler o texto de Hernandez e o artigo que relata o projeto das
professoras Julia de Bicca Veppo e Cláudia Bittencourt Espinoza, fica claro que
a construção do projeto: “Se eu tivesse um chapéu assim, o que eu poderia ser,
fazer e aprender?” teve a participação em massa dos alunos. Todos cheios de
curiosidades e imaginação. De acordo com Hernandez e Ventura (1998) os alunos
devem fazer parte da escolha do tema para estudo, além de argumentar o porquê é
importante estudar tal tema. Com base nos argumentos dos alunos os professores
podem ir auxiliando e estruturando o projeto, trazendo atividades e motivando a
participação dos alunos.
No caso da educação infantil como relata o artigo o projeto foi
ganhando forma com base nos questionamentos e hipóteses das crianças, que ao se
imaginarem como cozinheiras ou jardineiras puderam explorar vários momentos de
aprendizagem de forma lúdica e em todas as áreas, linguagem, matemática,
ciências e artes, além das relações afetivas que envolvem a importância de ter
carinho e respeito com os colegas. Outro Fator importante destacado no artigo
das professoras Júlia e Cláudia, é que durante o projeto os alunos trouxeram
livros de histórias infantis com os temas abordados em suas atividades, sendo a
busca dos alunos por informações uma das atividades que enriquecem o projeto,
“A informação oferece visões da realidade. É necessário distinguir as
diferentes formas de apresentá-las, assim como tornar compreensível a ideia de
que seres humanos interpretam a realidade utilizando diferentes linguagens e
enfoques” (Hernandez e Ventura, 1998 p.73).
Hernandez e Ventura (1998) explicam a importância da avaliação
ao trabalhar com projetos, pois o professor deve observar os conhecimentos do
aluno no inicio do projeto e acompanhar sua evolução no decorrer das atividades
e das vivencias dos alunos até o final, somente dessa forma o professor poderá
avaliar de fato a aprendizagem de seus alunos, levando em conta cada passo dado
pelo aluno na construção de seu conhecimento.
As professoras Júlia e Cláudia, em minha opinião conseguiram
desenvolver um projeto de sucesso em suas turmas uma vez que todas as crianças
participarão e contribuíram para alcançar os objetivos do projeto.
olá
ResponderExcluirvocê poderia me enviar esse artigo "Se eu tivesse um chapéu assim" ?
isadorafreire1@gmail.com
Obrigada