domingo, 24 de junho de 2012

Atividade para aula de Planejamento e Gestão Educacional I - Estudando como trabalhar através de projetos!!!


Comentário comparativo entre o texto “A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho” de Fernando Hernandez e Montserrat Ventura e o artigo “Se eu tivesse um chapéu assim, o que eu poderia ser, fazer e aprender?”
 Ao ler o texto de Hernandez e o artigo que relata o projeto das professoras Julia de Bicca Veppo e Cláudia Bittencourt Espinoza, fica claro que a construção do projeto: “Se eu tivesse um chapéu assim, o que eu poderia ser, fazer e aprender?” teve a participação em massa dos alunos. Todos cheios de curiosidades e imaginação. De acordo com Hernandez e Ventura (1998) os alunos devem fazer parte da escolha do tema para estudo, além de argumentar o porquê é importante estudar tal tema. Com base nos argumentos dos alunos os professores podem ir auxiliando e estruturando o projeto, trazendo atividades e motivando a participação dos alunos.
No caso da educação infantil como relata o artigo o projeto foi ganhando forma com base nos questionamentos e hipóteses das crianças, que ao se imaginarem como cozinheiras ou jardineiras puderam explorar vários momentos de aprendizagem de forma lúdica e em todas as áreas, linguagem, matemática, ciências e artes, além das relações afetivas que envolvem a importância de ter carinho e respeito com os colegas. Outro Fator importante destacado no artigo das professoras Júlia e Cláudia, é que durante o projeto os alunos trouxeram livros de histórias infantis com os temas abordados em suas atividades, sendo a busca dos alunos por informações uma das atividades que enriquecem o projeto, “A informação oferece visões da realidade. É necessário distinguir as diferentes formas de apresentá-las, assim como tornar compreensível a ideia de que seres humanos interpretam a realidade utilizando diferentes linguagens e enfoques” (Hernandez e Ventura, 1998 p.73).
Hernandez e Ventura (1998) explicam a importância da avaliação ao trabalhar com projetos, pois o professor deve observar os conhecimentos do aluno no inicio do projeto e acompanhar sua evolução no decorrer das atividades e das vivencias dos alunos até o final, somente dessa forma o professor poderá avaliar de fato a aprendizagem de seus alunos, levando em conta cada passo dado pelo aluno na construção de seu conhecimento.   
As professoras Júlia e Cláudia, em minha opinião conseguiram desenvolver um projeto de sucesso em suas turmas uma vez que todas as crianças participarão e contribuíram para alcançar os objetivos do projeto.

Um comentário:

  1. olá
    você poderia me enviar esse artigo "Se eu tivesse um chapéu assim" ?
    isadorafreire1@gmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir