quinta-feira, 21 de junho de 2012

Artigo Psicologia

Trabalho de Psicologia apresentado no dia 11/06 pelas alunas Carolina Paludo, Fernanda Marinho e Su Rocha!!!
O bom do artigo apresentado pela Prfª Ana, que no mesmo é citado muitos exemplos do dia a dia em salas de aula, e de problemas para serem debatidos e apresentados. No resumo abaixo foi citado um fato que acabamos relacionando com o filme "Escritores da Liberdade".


Relações Interpessoais: Professor e Aluno em cena

O presente artigo relata e discute uma experiência num curso para professores de inglês da rede publica do estado de São Paulo. O referido curso, “Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando”, é parte de um programa de formação continua de docentes. O referencial teórico norteador desta discussão é o da abordagem centrada na pessoa, de Carl Rogers. Assim, alguns conceitos tais como as atitudes facilitadoras do professor e a sua importância para a aprendizagem significativa são destacados.
Nos relatos aparecem, além de descaso, falta de educação, e várias outras dificuldades que um professor tem que enfrentar. Queixam-se de que faltam muitos elementos para poderem dar conta da tarefa a eles imposta.
Deparam-se, com freqüência, com o problema das drogas, da violência familiar e da violência contra eles próprios dentro do ambiente escolar e desconhecem como podem adequadamente agir nessas situações. Não foram preparados para esse cenário afetivamente árido.
(...) É uma sala bastante difícil de trabalhar pois são alunos repetentes e estão envolvidos com drogas e violência familiar. Eles não se interessam por nem uma matéria, dificultando o processo de aprendizagem, fica muito difícil avaliar, eles levam o caderno e não abrem, não escrevem, dizem para todos os professores, não adianta vocês passarem lição que nós não vamos fazer, fica na sua professora se não sobra pra você. (ameaçam). (Ednaide).
A discussão acercada das relações interpessoais entre aluno e professores na rede pública foi feita. A reflexão levou a verificar que, mesmo permeadas de adversidade, as circunstancias em que os professores atuam podem ser alteradas de alguma maneira pela própria ação deles, desde que esteja apoiada em constructos teóricos como o que com a turma foi discutido.


 Aprendizagem Significativa em Psicoterapia

 “Por
aprendizagem significativa entendo uma aprendizagem que é mais do que uma acumulação de fatos. É uma aprendizagem que provoca uma modificação, quer seja no comportamento do indivíduo, na orientação futura que escolhe ou nas suas atitudes e personalidade. É uma aprendizagem penetrante, que não se limita a um aumento de conhecimentos, mas que penetra profundamente todas as parcelas da sua existência”. Rogers, in Tornar-se Pessoa, 1988, Editora Martins Fontes.


A grande crítica à teoria de Rogers é feita pela utopia que ela implica, sua teoria é idealista, da corrente também denominada de romântica, irrealizável para seus críticos. Porém, na obra rogeriana, são notáveis os seguintes aspectos: o desejo de mudança, a intenção de realização de algo concreto e a preparação da opinião pública para as mudanças possíveis.


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