segunda-feira, 28 de maio de 2012

 TEMA : A BELEZA NA DIVERSIDADE

Poema da criança negra
        (escrito por uma criança negra)

Quando eu nasci, era Preto;
Quando cresci, era Preto;
Quando pego sol, fico Preto;
Quando sinto frio, continuo Preto;
Quando estou assustado, também fico Preto;
Quando estou doente, Preto;
E, quando eu morrer, continuarei preto!

E você, cara Branco,
Quando nasce , você é Rosa;
Quando cresce , você é Branco;
Quando você pega sol, fica Vermelho;
Quando sente frio, você fica Roxo;
Quando você se assusta , fica Amarelo;
Quando está doente, fica Verde;
Quando você morrer, você ficará Cinzento.


E você vem me chamar de Homem de Cor??!!


                                                                 Fernanda Marinho  / aluna de pedagogia turno noite 2º sem

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Interessante a maneira da criança , apesar dela já enxergar o racismo, ela com suas palavras falou o que realmente sente, uma pena que ainda há esse tipo de preconceito no mundo, já se passou tanto tempo que a Princesa Isabel assinou o "fim" disso tudo, mas infelizmente vivemos em mundo de "Eu sou o melhor".

    ResponderExcluir
  3. Bonita e muito chocante as frases de uma criança que já vive na pele essa coisa tão nojenta que é o preconceito.Espero que um dia possamos ler uma poesia que fale de amor e igualdade.

    Vanessa Maidana

    ResponderExcluir
  4. Para que uma criança tenha este tipo de reflexão fico me perguntando que tipo de experiência ou situação constrangedora nossa sociedade lhe causou, com toda nossa tecnologia ficamos presos a um sentimento tão retrogrado de racismo.
    A cor de um individuo não o torna melhor ou pior pessoa, a gente é o que é... E precisamos aprender a compreender e respeitar todos a nossa volta para que não tenhamos uma geração de ignorantes que não conhecem e desvalorizam nossa cultura e nossa raça brasileira.

    ResponderExcluir